Argentina no topo do pódio da Semana Internacional de Vela

Evento contou com a participação de 45 embarcações e cerca de 300 velejadores brasileiros e argentinos

Domingo, 10/09/2023 | .

Terminou neste domingo, 10 de setembro, a Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis, com festa argentina no pódio. A equipe do Katara, do Yacht Club Argentino, de Buenos Aires, conquistou o título de campeã do evento e do Campeonato Brasileiro da classe ORC, a principal do país e reconhecida pela World Sailing. Na classe BRA-RGS, o título ficou com o Cristalino, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que venceu três das quatro regatas disputadas. O Buscapé ficou em segundo e o Orion, em terceiro lugar.


Aproximadamente 300 velejadores de todo o Brasil e da Argentina, e 45 embarcações, participaram do evento organizado pelo Angra dos Reis Marina Clube (ARMC), com o patrocínio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer; Governo do Estado Rio de Janeiro, via Lei de Incentivo ao Esporte; e RJNET. O evento teve ainda o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Colégio Naval, Capitania dos Portos e Secretaria de Eventos.


O evento também contou com uma Regata Social nas classes OPTMist e Lazer, com a participação das escolas sociais de vela da Ilha Grande, do Angra dos Reis Marina Clube, e ainda de escolinhas de Paraty e Mangaratiba. Um evento que trouxe para Angra dos Reis um pouco mais desse esporte náutico que vem ganhando novos adeptos a todo momento.


A Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis contou com importantes pontos na disputa da Copa Brasil de Vela de Oceano, que definirão os melhores barcos na temporada para as classes ORC e BRA-RGS. A atualização do ranking sairá nos próximos dias. As próximas etapas que contam pontos são o Circuito Rio, em novembro, no Rio de Janeiro; e a 4ª etapa da Copa Mitsubishi, em Ilhabela (SP), no fim de novembro e começo de dezembro.


Na edição deste ano, além das provas em alto-mar, o evento contou, entre 4 e 10 de setembro, com diversas atividades, como uma palestra motivacional do velejador Alexandro Mattos, conhecido no mundo da vela como Piu-Piu. Teve ainda o lançamento de livro do velejador angrense Felipe de Assis, que lotou o auditório do Colégio Naval, contando a história da sua primeira travessia oceânica, trazendo um veleiro dos EUA para o Brasil.

Secretarias relacionadas: Eventos   |