Saae triplica capacidade da barragem da Banqueta

Aproximadamente 90 mil moradores serão beneficiados com o aumento do armazenamento de água

Segunda-Feira, 11/09/2023 | .

Uma recente obra realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto da Prefeitura de Angra mais do que triplicou a capacidade do reservatório de água da barragem da Banqueta, que atende a aproximadamente 90 mil moradores das regiões da Japuíba e do Centro da cidade.

Entre julho e agosto, o Saae retirou 700 caminhões de areia que estavam assoreando a barragem, o que abriu espaço para novos cinco milhões de litros de água. Com isso, a capacidade do reservatório foi mais do que triplicada, passando de dois para sete milhões de litros de água. Além disso, a autarquia reforçou o gradeamento para garantir a segurança do espaço e colocou telas para evitar que folhas e gravetos entrem na tubulação prejudicando o abastecimento dos moradores.

- Com a chegada do período de estiagem, nossas equipes trabalharam intensamente para reduzir os impactos no abastecimento dos moradores. Aumentar a capacidade do reservatório foi fundamental para que a cidade tivesse menos impactos negativos em um momento tão complicado - comentou o presidente do Saae, Felipe Larrosa.

MAIS INVESTIMENTOS DO SAAE NO MUNICÍPIO

Garatucaia foi outra localidade a receber melhorias na estrutura do reservatório de água. No local, foi duplicada a capacidade do reservatório, que passou de 30m³ para 60m³.

A autarquia também está trabalhando em obras nas estações de tratamento em Monsuaba e na Praia da Chácara. Na primeira localidade, a estação permitirá a coleta e o tratamento de esgoto no bairro, possibilitando a despoluição da praia e a revitalização de toda a orla, evitando que cerca de um milhão de litros de esgoto sejam despejados indevidamente.

Já na Praia da Chácara, a estação de tratamento está recebendo atualizações que vão trazer melhorias para os moradores do Balneário e do Parque das Palmeiras. Com a intervenção, será possível dar continuidade ao serviço de saneamento da Praia do Anil. Quando não estiver chovendo ou em períodos com pouca chuva, as águas pluviais misturadas ao esgoto serão bombeadas da Praia do Anil para a estação de tratamento, ao lado da rodoviária, por uma tubulação já instalada pelo SAAE.

Secretarias relacionadas: SAAE