Prefeitura investe em digitalização

Projeto irá possibilitar que toda a comunicação interna da Prefeitura tramite digitalmente, gerando economia, agilidade e praticidade

Quarta-Feira, 01/11/2023 | .

A Prefeitura de Angra dá mais um passo importante em seu processo de modernização e digitalização da administração pública municipal. Na terça-feira, dia 31, técnicos da Secretaria de Estado de Transformação Digital (SETD) do Rio de Janeiro estiveram em Angra, para ministrar treinamento de profissionais de TI da Prefeitura. A ação faz parte do RJ Digital Municípios, que tem como objetivo desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços na administração pública. O treinamento é parte de um acordo de cooperação técnica entre estado e município.

– O governo municipal vem trabalhando há anos nesse processo de digitalização, que envolve o Gerenciamento Eletrônico de Documentos - GED, desenvolvimento de sistemas, modernização de sistemas, integração de dados e informações. Agora, com a entrada do Governo do Estado para capacitação e armazenamento dos dados e ajuda na implantação do sistema em Angra, temos uma colaboração importante para o nosso projeto de uma administração pública 100% digital – pontuou André Pimenta, secretário municipal de Planejamento e Parcerias.

O projeto irá possibilitar que a comunicação interna da Prefeitura (memorandos, ofícios, documentos para licitações, etc) tramite digitalmente. Além de uma grande economia de papel e material de expediente, o que se reflete em benefícios referentes à sustentabilidade ambiental, o novo modelo dará mais agilidade, transparência, eficiência e celeridade aos processos.

O treinamento dos profissionais de TI foi feito na Secretaria de Planejamento e Parcerias, setor responsável pela implantação do novo modelo na Prefeitura. A previsão é que a nova solução, 100% digitalizada, comece a funcionar em dezembro deste ano. A ideia é que a equipe de TI da Prefeitura, uma vez ambientada com o sistema, possa atuar como multiplicadora, treinando outros servidores municipais no uso do sistema.

O secretário estadual de Transformação Digital, Mauro Farias, falou sobre a colaboração que o projeto RJ Digital Municípios está oferecendo a Angra dos Reis

– O Rio de Janeiro, por meio de uma parceria pioneira com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, lançou neste ano o RJ Digital Municípios e vem promovendo a ampliação do programa a todo Estado, com a realização de diversas ações como capacitações, oficinas e disponibilização de soluções. Há uma grande adesão das prefeituras e nosso objetivo é um Rio 100% digital – destacou.

A iniciativa do RJ Digital Municípios atua dentro da lógica da integração dos três níveis da federação (governo federal, estadual e municipal) para a promoção de política pública direcionada à transformação digital.

A substituição de processos em papel pela tramitação digital de documentos e arquivos confere mais segurança e confiabilidade nos dados transmitidos e permite consultas mais ágeis e eficazes, além de melhor controle de prazos. Mais uma vantagem é a redução de custos, já que os gastos com papel, impressora, deslocamentos e arquivamentos diminuem com a digitalização. Outro ganho proporcionado é que a tramitação dos documentos passa a ocorrer em vários setores da Prefeitura ao mesmo tempo. Com isso, os diversos setores poderão tomar providências de forma simultânea, trazendo maior agilidade para os trâmites processuais.

– Com a digitalização, é possível agilizar os processos presencialmente, no local de trabalho, ou, eventualmente, de qualquer outro local. Por exemplo, um secretário que estiver se deslocando para uma reunião pode assinar um documento pelo celular. Se a tramitação é em papel, o documento ou está em um setor ou em outro. A tramitação on-line é uma quebra de paradigma: um mesmo documento pode estar ao mesmo tempo em diversos setores e com diversos servidores – explica Fernando Faria de Oliveira, superintendente de Processos Administrativos Eletrônicos da SETD, destacando a celeridade e transparência possibilitadas pela transformação digital.

Além do superintendente Fernando Faria, o assessor da Subsecretaria de Desburocratização e Governo Digital da SETD, Rodrigo Campos, e a coordenadora de Gestão, Liss Faulhaber, participaram do treinamento.