Novembro é mês de vacinação contra febre aftosa

Doses podem ser retiradas por produtores rurais. Equipe também irá em bairros para aplicações

Terça-Feira, 07/11/2023 | .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, deu início neste mês de novembro a mais uma campanha de vacinação contra febre aftosa. Devem ser vacinados os animas bovinos (bois) e bubalinos (búfalos) de dois a 24 meses de vida. A campanha vai até o dia 30 de novembro. A previsão é de serem aplicadas em torno de 600 doses.

Os produtores rurais podem retirar as doses na sede da secretaria, localizada no calçadão Nelcy Bittencourt Cabral, 189-B, Centro de Angra, de segunda a sexta, das 10h às 16h. É preciso informar a quantidade de animais (discriminada por faixa etária) a serem imunizados e levar isopor com gelo, para o acondicionamento das vacinas. Os produtores terão que apresentar seus CPFs para a retirada das doses. As vacinas são distribuídas conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos pecuaristas. Trata-se de uma enfermidade infecciosa aguda que provoca febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos os ruminantes selvagens. Por isso é tão importante que os produtores rurais tenham seus animais imunizados.

Para mais informações, os telefones da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca são 3377-1780, 3377-5786 ou 3377-6080. Algumas visitas a bairros já estão agendadas. Segue o calendário:

Dia 9/11: Banqueta, Belém e Areal
Dia 17/11: Monsuaba, Caputera I e II e Camorim
Dia 24/11: Bracuí, Zungu e Serra d’Água
Dia 28/11: Parque Mambucaba e adjacências.