Programa Família Acolhedora realiza certificação

As famílias selecionadas no programa agora estão aptas a receber as crianças e adolescentes que estão em situação vulnerabilidade social

Sexta-Feira, 24/11/2023 | .

Esta quarta-feira (22) ficou marcada por um momento de muita alegria e celebração, foi o dia certificação das famílias selecionadas no programa Família Acolhedora. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no auditório do Centro Cultural Theophilo Massad no centro de Angra dos Reis. Desde a inauguração do programa em junho, várias famílias se cadastraram, porém, apenas 5 dessas famílias conseguiram passar por todas as etapas do processo e a partir de agora estão aptas a ser um lar temporário para crianças e adolescentes do município que estão em um momento de vulnerabilidade social e afastados da sua família de origem por determinação judicial.

- Essa certificação não apenas atesta a aptidão de uma família para acolher, mas também representa um compromisso com o amor, a segurança e a responsabilidade no cuidado com aqueles que necessitam de um lar temporário. Estamos muito felizes de ver essas famílias prontas para receber nossas crianças que tanto precisam desse convívio familiar. O programa é mais um braço de acolhimento da Casa Abrigo que veio para ajudar ainda mais o município – comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaisa Bedê.

O acolhimento é uma medida protetiva, excepcional e provisória, que visa garantir o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes quando seus direitos foram ameaçados ou violados. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma das modalidades de acolhimento que está previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, Resolução 109 de 11 de Novembro de 2009. O Serviço organiza e acompanha o acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados de sua família de origem por medida protetiva, em residências de famílias acolhedoras, previamente selecionadas e preparadas pela equipe técnica.


A certificação de família acolhedora é um processo rigoroso e criterioso, conduzido por profissionais competentes e voltado para identificar famílias capazes de proporcionar um ambiente estável e afetuoso a crianças e adolescentes que, por diferentes razões, foram temporariamente afastados de seus lares de origem. Esse processo não se trata apenas de uma formalidade burocrática; ele visa garantir que o bem-estar emocional, físico e psicológico dos acolhidos seja prioridade absoluta.

No foco desse processo de seleção do programa, está a avaliação minuciosa das condições de vida da família pretendente. A verificação de antecedentes, entrevistas detalhadas, visitas domiciliares e cursos de preparação são algumas das etapas essenciais para assegurar que a família esteja verdadeiramente preparada para enfrentar os desafios inerentes ao acolhimento. Afinal, mais do que prover abrigo, uma família acolhedora deve oferecer um ambiente de respeito, apoio emocional e incentivo ao desenvolvimento saudável.

A professora Elaine Cristina Herculano, passou por todo esse processo e agora recebeu a certificação do programa.

- Eu sempre sonhei em acolher, e quando descobri o Família Acolhedora logo pensei nessa grande oportunidade que é receber e poder cuidar de uma criança e ajudar nesse momento de dificuldade deixando uma marca positiva e feliz na vida dela. Sempre amei ajudar crianças e me sinto realizando um sonho hoje. Estou muito feliz e minha família já está ansiosa e já estamos preparados para receber essa criança com muito amor – comemorou Elaine que é moradora do Parque Mambucaba.

Ao obter a certificação, a família acolhedora assume uma responsabilidade significativa, que vai além do papel de cuidador temporário. Ela se torna um alicerce emocional para crianças que, muitas vezes, enfrentam traumas e incertezas. O desafio é criar um ambiente que promova a adaptação e a cura, contribuindo para a reconstrução da confiança e a construção de relações saudáveis.

Quem estiver interessado em se cadastrar para ser uma família acolhedora pode se inscrever. A pré-inscrição é realizada mediante o preenchimento de um cadastro disponível pelo link: angra.rj.gov.br/familiaacolhedora, pelo telefone 24 3368-7334 ou na sede do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora situada à Avenida Raul Pompeia,75, Edifício Londres, sala 103, centro, das 8h30 às 17h.