Prefeitura faz treinamento para uso do SEI

Aulas ficarão disponíveis no site e YouTube. Todos os servidores devem participar

Segunda-Feira, 08/01/2024 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis e o Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveram na manhã desta segunda-feira, dia 8, o primeiro de dois treinamentos remotos voltados aos servidores públicos municipais para o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um novo sistema de gestão de documentos e processos, 100% digital, que tem como objetivo desburocratizar a prestação de serviços na administração pública municipal.

A aula foi realizada via YouTube, com transmissão ao vivo também no site da Prefeitura, pelo endereço angra.rj.gov.br/sei. A segunda aula será ministrada nesta terça-feira, dia 9, pelo mesmo endereço. É fundamental que todos os servidores municipais realizem o treinamento, já que a previsão é de que a partir do dia 9 de fevereiro o SEI esteja implementado de forma obrigatória e definitiva. Durante este mês de adaptação, as duas aulas, que possuem conteúdos distintos, estarão disponíveis no endereço citado e no canal “SEI RJ”, no Youtube.

O sistema já é utilizado por diversos órgãos públicos, nas esferas federal, estadual e municipal. A implantação do SEI na Prefeitura de Angra é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento e Gestão do município, que conta com a colaboração da Secretaria de Estado de Transformação Digital.

– O governo municipal vem trabalhando há anos nesse processo de digitalização, que envolve o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), desenvolvimento de sistemas, modernização de sistemas, integração de dados e informações. Agora, com a parceria do Governo do Estado para capacitação e armazenamento dos dados e ajuda na implantação do sistema em Angra, temos uma colaboração importante para o nosso projeto de uma administração pública 100% digital – pontuou André Pimenta, secretário municipal de Planejamento e Parcerias.

Esta primeira aula foi ministrada por Liss Faulhaber, coordenadora de Gestão do SEI-RJ. Ela falou sobre as vantagens do novo sistema para gestores, servidores e cidadãos; contatos de suporte e treinamento; deu explicações introdutórias sobre o sistema de interface, como a tela inicial, o funcionamento de ícones, funções etc.; tramitação de tipos diferentes de documentos; criação e controle de processos; importância da tipologia correta para melhor organização do setor; criação de documentos internos; inclusão de documentos externos; dentre outros pontos importantes.

O novo sistema irá possibilitar que a comunicação interna da Prefeitura (memorandos, ofícios, documentos para licitações etc.) tramite digitalmente. Além de uma grande economia de papel e material de expediente, o que se reflete em benefícios referentes à sustentabilidade ambiental, o novo modelo dará mais agilidade, transparência, eficiência e celeridade aos processos.

A substituição de processos em papel pela tramitação digital de documentos e arquivos confere mais segurança e confiabilidade nos dados transmitidos e permite consultas mais ágeis e eficazes, além de melhor controle de prazos. Mais uma vantagem é a redução de custos, já que os gastos com papel, impressora, deslocamentos e arquivamentos diminuem com a digitalização.

Outro ganho proporcionado é que a tramitação dos documentos passa a ocorrer em vários setores da Prefeitura ao mesmo tempo. Com isso, os diversos setores poderão tomar providências de forma simultânea, trazendo maior agilidade aos trâmites processuais. Por exemplo, um secretário que estiver se deslocando para uma reunião pode assinar um documento pelo celular.

– A informação, tecnologia e inovação vêm ao encontro da necessidade da sociedade, que hoje precisa que as gestões públicas cheguem próximo ao avanço que ela teve nos últimos anos. Hoje a informação chega muito rápido e, com isso, a cobrança é cada vez mais rápida também. A gestão pública precisa apresentar resultados nesse contexto. Nós precisamos avançar muito, e o governo Fernando Jordão tem avançado, mesmo enfrentando barreiras difíceis, e vai deixar um legado muito importante para Angra – destacou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.

Servidores de Angra com dúvidas sobre o sistema e necessidade de suporte, além de fazerem o treinamento, que é imprescindível, podem recorrer a outros canais, como a Superintendência de Tecnologia da Informação da Prefeitura, que fica na Praça Guarda-Marinha Greenhalgh, 59 - São Bento; o telefone (24) 3377-8892 e o ramal 1275; e o email sei@angra.rj.gov.br.

Além das duas aulas disponíveis no site da Prefeitura, a Secretaria de Estado de Transformação Digital recomenda outros conteúdos, com o Portal SEI-RJ ( portalsei.rj.gov.br ), o Wiki SEI-RJ ( wikisei.rj.gov.br ) e a trilha do conhecimento elaborada pela Prefeitura de Recife ( Playlist ).