Aberta convocatória de exposição cultural em Angra

Chamada pública vai selecionar obras de artistas visuais e artesãos da região para exposição coletiva na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

Terça-Feira, 20/02/2024 | .

Abertas de 20 de fevereiro a 6 de março, as inscrições para participar da exposição “Angra: Múltiplas Expressões” vão selecionar artistas visuais e artesãos residentes no município para participar da mostra, que acontecerá na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis.

Ao todo, serão escolhidos 25 artistas em duas categorias: Artes Visuais e Artesanato. Os interessados podem inscrever apenas uma obra, e para isso, devem preencher um formulário online, anexar a foto da obra e escrever uma descrição.

Na categoria Artes Visuais (exceto fotografia) podem ser inscritos trabalhos em pintura, escultura, desenho, gravura e arte digital; em Artesanato, os participantes podem apresentar peças de cerâmica, tecelagem, bordado, joalheria artesanal, trabalhos em madeira, papel, tecido e metal.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, estão previstas para 2024 quatro exposições de longa duração, iniciando com “Angra: Múltiplas Expressões“, prevista para o mês de março. O secretário ressalta que, em 2023, foram investidos cerca de 1 milhão de reais em editais para fomento da cultura.

– Nosso trabalho visa em investimentos reais na área, com o objetivo de movimentar cada vez mais a cena cultural de Angra dos Reis – afirma Andrei Lara.

A exemplo da convocatória que gerou a exposição “Angra das Artes“, que ocorreu em março de 2023, o chamamento de 2024 reforça o novo momento da Casa de Cultura de Angra Poeta Brasil dos Reis, o mais antigo equipamento cultural do estado do Rio de Janeiro, que passou por ampla reforma e reabriu as portas no ano passado, com a proposta de intensificar as atividades e exposições.

As inscrições para a convocatória “Angra: Múltiplas Expressões” estão abertas do dia 20 de fevereiro a 6 de março. A lista de artistas contemplados será divulgada no dia 11 de março nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra. Após a seleção, a produção da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis entrará em contato para envio das obras. Não haverá cachê para a participação na exposição.