Prefeitura amplia vacinação contra a gripe

As doses estão disponíveis em todas as 44 unidades básicas de saúde do município

Sexta-Feira, 05/04/2024 | .

Com a chegada de novas doses de vacina contra a gripe, a Secretaria de Saúde do município está ampliando a imunização para todos os grupos prioritários. A partir desta segunda-feira (8), as 44 unidades de saúde básicas do município disponibilizarão a vacina. Nesta fase da campanha, serão imunizados: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores em saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas e quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais de força de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas, com doenças permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e funcionários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A Secretaria Executiva de Atenção Primária, Mariana Barbosa destaca a importância da imunização para a população, especialmente para as pessoas dos grupos de risco que são mais vulneráveis.

- A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe e previne os casos graves da doença. É importante reforçar que aqueles que se vacinaram no ano passado devem se se vacinar novamente este ano. A vacina é a única forma de prevenir os casos mais graves da doença, que podem levar à morte – disse Mariana.

DIA D

No sábado, dia 13 de abril, acontece o “Dia D“ para a vacinação contra gripe, uma ação concentrada para imunizar o maior número possível de pessoas do grupo prioritário. Com o avanço da campanha e a chegada de mais doses da vacina, a Secretaria de Saúde planeja expandir a vacinação para outros grupos da população, garantindo uma cobertura abrangente e eficaz contra a gripe.

As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde do município, incluindo estratégias de saúde da família (ESFs) e clínicas da família. Não é necessário agendar o horário. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e algumas unidades também estarão abertas aos sábados, garantindo ampla oportunidade para que todos se vacinem.

Secretarias relacionadas: Saúde