32ª Procissão Marítima de Angra

Mais de 2.500 barcos desfilaram com alegria,beleza e originalidade no mar de Angra no primeiro dia do ano

Quinta-Feira, 01/01/2009 | .

 

 Em Angra dos Reis, sol, alegria, originalidade  e mais  de 2.500 barcos de todo o Brasil saudaram 2009 e animaram a 32ª Procissão Marítima que tradicionalmente movimenta a cidade e distribui milhares de prêmios, na manhã de 1º de janeiro,  pedindo principalmente paz e  proteção para a natureza.

            As embarcações premiadas no quesito alegoria foram em 1º lugar,  Deusa Maior com o tema “África dos Sonhos”, e em segundo Anastácia com “Para Melhorar é Preciso Educar”. Em originalidade as vencedoras foram as lanchas Scooby doo, 1ª colocada,  com o tema mosquito da dengue e a segunda Fifia com “Entre o Céu e o Inferno”. As galeras mais animadas  foram as das embarcações Alto Astral com “Vida Caiçara” e em segundo lugar a turma do Marit’s Samba com “Carnaval no Mar e na Terra”.  

O evento que é  organizado pela Prefeitura com apoio da Associação Organizadora  das Galeras dos Barcos da Procissão Marítima  já se transformou no  maior evento náutico das Américas e  distribuiu neste ano mais de R$46 mil em prêmios para os participantes que pularam, dançaram e esquentaram o maior, mais bonito e colorido carnaval do mar do Brasil,  em saveiros, traineiras, lanchas e embarcações diversas,  como a do pescador “Seu Zezé”, 95 anos, da comunidade de Monsuaba, que  pedia com uma faixa e a figura empalhada do Cristo Redentor “que para cada voz silenciada pela violência, muitos gritos ecoem pela paz”.  O Prefeito Tuca Jordão acompanhado do ex-prefeito Fernando Jordão, também participou do evento a bordo da lancha Esplendor.

A procissão que tem como marca registrada diversão com total segurança contou com apoio, em todo o percurso (Ilha da Gipóia - Praia do Anil) de  embarcações da Capitania dos Portos, Bombeiros, Defesa Civil, médicos de emergência e um helicóptero.

 A inovação deste ano,  que trouxe mais facilidade para a escolha das embarcações vencedoras e ainda mais segurança para a navegação no evento, foi a promoção no local da concentração,  Ilha da Gipóia, de um grande desfile de barcos  ao redor das embarcações dos jurados  e de apoios  como o do “barco madrinha”,   o rebocador Érika, que embalou todos os foliões com som potente e orientações que ajudaram marinheiros e pescadores. A procissão só terminou no final da tarde na Praia do Anil com show do Grupo Monobloco fazendo todo mundo sambar nas areias  da praia.

Secretarias relacionadas: