Na segunda semana de março, dia 8, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que aos poucos vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Ela consegue conciliar a vida familiar e funcional, muitas vezes alcança as mais altas posições, contribuindo para sua valorização na sociedade como um todo. Não há dúvida que as mulheres representam hoje, no Brasil, uma parcela significativa do mercado de trabalho, e a Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis, ao longo desses 30 anos, abriu suas portas para que as mulheres também façam parte desta família, que há oito anos era somente ocupada por homens.
Essa realidade começou a mudar a partir de 2002, através da nomeação do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares de Oliveira, que abriu as portas para a primeira mulher atuar na parte administrativa, dois anos após aconteceu o concurso. Em agosto de 2004 entraram mais mulheres, entre elas, três agentes operacionais que atuam na Subsecretaria de Operações em funções externas como corte de árvores, resgates, palestras, coordenação de abrigos, entre outras, já as demais atuam em setores internos como Serviços Gerais, Gerência de Operações, Gerência de Administração, Coordenação de Relações Públicas, Coordenação de Engenharia e Recepção.
Atualmente estão envolvidas no quadro estagiárias de Nível Médio e Superior, que durante quatro horas diárias aprendem, nas práticas institucionais, a organização e o desenvolvimento do trabalho. Não podendo deixar de fora as voluntárias, que realizam um belo trabalho nos diversos bairros do município, sempre com o objetivo máximo de estar cuidando da prevenção, para minimizar os efeitos dos desastres que possam a vir acontecer em suas comunidades.
O ganho que o município obteve na inserção de mulheres no quadro de trabalho da Defesa Civil é totalmente visível, pois anteriormente quem executava os trabalhos internos eram os mesmos agentes operacionais que hoje se encontram, em conjunto, atendendo a população com cursos, atendimentos emergenciais, corte de árvores. Ou seja, as 25 mulheres que atuam nas diversas áreas da Defesa Civil hoje deixaram livre o mesmo número de agentes operacionais, que atuam principalmente em trabalhos que exigem maiores esforços físicos, trazendo um equilíbrio de trabalho na instituição.
O subsecretário de Defesa Civil, José Carlos Lucas Costa, ressalta que o ingresso de mulheres tem ajudado bastante na evolução da Defesa Civil de Angra dos Reis, que hoje é considerada uma estrutura de exemplo para muitas outras do Brasil inteiro.
-É importante citar que a Defesa Civil respeita e valoriza as diferenças entre os seres humanos, e ajudamos todos a desenvolverem seu pleno potencial. Em nome do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares de Oliveira, agradeço a todas as mulheres que preenchem nosso quadro de funcionários, vocês fazem parte do nosso sucesso. Parabéns pelo dia Internacional da Mulher”, finalizou Lucas.
A força da mulher na Defesa Civil de Angra
As contratações começaram a partir de 2002 quando o secretário Alexandre Soares assumiu o órgão