APA da Banqueta

Projeto de Lei que cria a Apa foi entregue à Câmara Municipal

Terça-Feira, 05/06/2007 | .

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Angra dos Reis, João Massad, entregaram na manhã do dia 5 (Dia Mundial do Meio Ambiente) à Cãmara Municipal,   o projeto de lei que cria a APA da Banqueta - Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Japuíba.
Elizabeth Brito entregou o projeto de lei ao Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Dutra explicando detalhes e a necessidade de sua criação. Aproveitou a oportunidade para também explicar detalhes de todos os eventos que a Prefeitura de Angra está realizando no município para comemorar a Semana do Meio Ambiente.
Disse que eles têm o objetivo de fazer a população refletir e desenvolver uma consciência ecológica de que todas as pessoas podem e devem contribuir localmente fazendo sua parte para diminuir o aquecimento global, que é o tema da Semana de Meio Ambiente de Angra.
A Secretária de Meio Ambiente disse que a Prefeitura vem desde o ano de 2002 estudando a implantação do “Projeto Parque das Águas” que prevê a criação de APAS para proteção dos mananciais existentes no município.
 A primeira APA elaborada foi a da Banqueta compreendendo uma grande área de 2.320,47 hectares da Bacia do Rio Japuíba, compreendendo os rios Japuíba e Cabo Severino que são responsáveis por mais de 66% do abastecimento de água do Município.
 Ao explicar porque a Prefeitura resolveu transformar a área em uma APA  disse que as apas permitem que a população continue residindo no local, respeitando regras ambientais.
         Durante a entrega, a secretária solicitou que os vereadores dessem atenção especial ao projeto de lei porque ele assegura a preservação de uma importante área para a cidade.
         Após a aprovação do projeto será constituído um conselho gestor formado pelos moradores e representantes da Prefeitura para elaborar um plano de manejo para a área.
O projeto foi tecnicamente apresentado aos vereadores pelo biólogo Paulo Carvalho e pelo engenheiro agrônomo Tiago Michelin, ambos da Secretaria de Meio Ambiente.
O Presidente da Câmara parabenizou a Secretária de Meio Ambiente pelo projeto e também a todos os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente presentes ao ato de entrega , inclusive aos novos vigilantes ambientais que lá compareceram.
 
 
 

Secretarias relacionadas: