Abertura do 3º Encontro de Educadores Ambientais

Palestra com Marcos Bastos e exposição de artesanato movimentaram o evento

Quarta-Feira, 11/11/2009 | .

 

Diversas palestras, mesas redondas e oficinas vão movimentar, até o dia 12, o Centro de Estudos Ambientais, Shopping Piratas e diferentes espaços do município, durante o 3º Encontro de Educadores Ambientais, que está acontecendo em paralelo ao III Ecomanguezal, organizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Angra.

O evento foi aberto na noite de terça-feira, 9, no auditório do CEA, com a palestra sobre “Pesquisa científica na área ambiental: subsídios à preservação e educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável no espaço costeiro”, proferida por Marcos Bastos, diretor do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads) da Uerj- Dois Rios ( Ilha Grande).

Participaram da mesa de abertura o secretário de Meio Ambiente Marco Aurélio, representando o prefeito Tuca Jordão, a subsecretária de Ciências e Tecnologia da Secretaria de Educação, Vera Cristina Cunha, a coordenadora de Educação da Regional da Baía da Ilha Grande, Marinilza Graciano e o vereador Aguilar Ribeiro representando a Câmara Municipal.

Todos reiteraram a necessidade de órgãos municipais, estaduais e federais se unirem em prol da preservação das riquezas naturais da região, de atuar como multiplicadores, nas escolas e nas comunidades, e encontrar maneiras de atuar juntos procurando soluções para resolver os problemas ambientais, recuperando e preservando.

Durante o evento também foram relatados diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos com as crianças das escolas municipais de Angra. Diversos desses projetos estão sendo expostos no Salão do CEA, como o projeto “Bracuí Sustentável”.


A pesquisa científica na área ambiental foi um dos temas da palestra de abertura


O professor Marcos Bastos iniciou a palestra falando como o Ceads se implantou na Praia de Dois Rios ( Ilha Grande), os desafios que tem pela frente e como hoje ele está contribuindo com suas pesquisas para o município, o estado e o país. Em seguida falou sobre mudanças climáticas, pesquisa científica na área ambiental, espaços costeiros e oceanos e o seu papel nas mudanças globais. Finalizou explicando o papel desempenhado por cada tipo de unidade de conservação do país e sobre as que se encontram implantadas na Costa Verde.


Secretarias relacionadas: