O “Salão Cultural 2009”, do Ateneu Angrense de Letras e Artes, foi aberto na noite de 24, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, com uma emocionante festa onde a música, poesia, pintura, história e fotografia brilharam mais uma vez, através de uma bonita exposição montada pelo artista Marcelo Ramos, apresentando trabalhos de autoria de artistas da cidade. O evento faz parte das comemorações ao Dia da Cultura (5 de novembro), realizadas pela entidade.
O Salão Cultural, com 22 obras de pinturas, dezenas de fotografias, publicações como livros e revistas, cartazes de concursos e condecorações recebidas pela entidade, ficará aberto à visitação pública até o dia 13 de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 22h.
A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente do Ateneu, Érico da Fonseca, que abriu espaço para os presentes recitarem poesias, ao som do piano do músico José Augusto, Biju, bisneto de uma das mais famosas pianistas angrenses, Dona Maria Antônia de Vilhena. Entre os intervalos das poesias foi servido um delicioso coquetel e os presentes terminaram a noite juntos dançando e cantarolando canções eternizadas como “Carinhoso” e diversos sambas-canções.
O presidente do Ateneu, Érico da Fonseca, agradeceu ao público e falou sobre a importância da presença dos representantes da Cultuar, a diretora executiva Stella Salomão e o diretor cultural Fabrício Lopes, prestigiando o evento.
-É importante caminharmos juntos com o poder público e valorizar todas as manifestações culturais como a que vemos hoje aqui presentes, desde a literatura até a música. Nossos artistas precisam ser mais valorizados e ganhar oportunidades de nos presentear com belos trabalhos como o que estamos aqui expondo-lembrou ele.
A diretora executiva da Cultuar, Stella Salomão, afirmou que a prefeitura e a Cultuar só têm a agradecer ao Ateneu pelo excelente trabalho que desenvolve na cidade desde 1973 e que vem sendo intensificado nos últimos anos com a realização de concursos de poesias, de contos e de fotografias , possibilitando que autores da cidade e de todo o Brasil possam apresentar seus trabalhos para a cidade.
Érico da Fonseca aproveitou a oportunidade e convidou os presentes para as demais atividades do Mês da Cultura, que serão encerradas com palestra no dia 26, sobre fatos importantes da história de Angra dos Reis, na sala de vídeo do Centro Cultural, às19h30; oficinas de “ Ouvir e contar histórias”, nos dias 26 e 27, na sede do Ateneu (ao lado do Centro Cultural Theophilo Massad – Centro ), das 14h às 18h; e solenidade de posse dos novos conselheiros do Ateneu, no dia 27, às 20h, no Centro Cultural Theophilo Massad, São Bento- Centro.
O Ateneu Angrense de Letras e Artes vem cumprindo, com muita eficiência, as funções para as quais foi idealizado, por dois ilustres angrenses, os saudosos Alípio Mendes, historiador, e Brasil dos Reis, poeta, que se juntaram a um grupo de 13 pessoas e o fundaram para preservar, amparar e divulgar a história, as letras e as artes; prestar todo o apoio ao desenvolvimento cultural do município, realizar cursos, congressos, conferências, simpósios, saraus lítero-artísticos; publicar uma revista, como seu órgão oficial; homenagear publicamente as personalidades ilustres, realizar concursos e todas as demais formas de incentivo ao setor.