A Marina Verolme foi a primeira empresa a adotar duas praças em Angra dos Reis, a Gelson de Souza (Village) e a praça da comunidade da Lambicada, ambas em Jacuecanga. Para adotá-las, a empresa seguiu todos os procedimentos solicitados pela Subsecretaria de Parques e Jardins da Secretaria de Obras da Prefeitura de Angra, que criou o projeto “Adote uma Praça”.
Com a adoção, a empresa passou a se responsabilizar, de diversas maneiras, pela manutenção das praças e a ajudar a Prefeitura a torná-las mais bonitas, seguras e agradáveis de se frequentar.
Existem diversas formas de adoção, e o interessado pode escolher como quer ajudar. No caso da Marina Verolme, a empresa se responsabilizou por manter um praceiro nos espaços (praceiro é a pessoa responsável pelos serviços gerais de manutenção como limpeza, poda, rega e jardinagem). A prefeitura ficou responsável pela aquisição de todos os materiais e equipamentos que o praceiro precisar para realizar os serviços diários.
Gabriela Lobato, da Marina Verolme, considera que o projeto é de suma importância porque incentiva as pessoas a serem co-responsáveis pelos espaços públicos.
_ Dividir responsabilidades com o poder público para melhorar a qualidade de vida da população, sempre que for possível, é muito bom. Principalmente quando for para manter em boas condições de uso, espaços públicos e áreas verdes. Os praceiros, ao desenvolverem suas ações, vão estimular os frequentadores a exercerem a cidadania, a fazer cada um a sua parte, preservando e amando a natureza e a praça de seu bairro. Quem não gosta de usufruir de um espaço amplo e verde? Todos nós, não é mesmo? Então, vamos colaborar, toda vez que for possível. Nós, da Marina Verolme, adotamos duas praças e estamos muito felizes. Mais pessoas também poderiam fazer o mesmo; os moradores, ao redor das praças, iriam agradecer- acredita ela.
A subsecretária de Parques e Jardins, Elizabeth Brito, explica que além de praças, o projeto também possibilita a adoção de áreas ajardinadas, como os diversos trevos do município e beiras de rios que receberam serviços de paisagismo.
Como a Marina Verolme, todas as empresas interessadas, podem abraçar o projeto, basta entrar com um requerimento no Serviço de Protocolo da prefeitura, que funciona no saguão do prédio, na Praça Nilo Peçanha, 186, Centro.
O projeto foi criado através da Lei Nº 1889, de 2007, e regulamentado através do Decreto Nº 6039, de 2008. Mais informações sobre o projeto podem ser adquiridas na sede da Subsecretaria de Parques e Jardins, na Rua Lavrador João Alves Filho, S/Nº, Areal, ao lado do Posto de Saúde, telefone (24) 3369-6978. O site da prefeitura www.angra.rj.gov.br, também disponibiliza informações sobre o projeto, no link “Adote uma Praça”, onde a lei e o decreto podem ser encontrados na íntegra.