A Prefeitura de Angra, através da Fundação de Saúde (Fusar), vem intensificando suas ações de combate à dengue em todo o município. Os mutirões, realizados em vários bairros, já aconteceram nos morros do Centro durante os dias do fim de semana, que antecederam o feriado de carnaval.
Segundo o presidente da fundação, Adilson Bernardo, os trabalhos realizados no morros da Carioca e do Santo Antônio foram necessários em decorrência dos deslizamentos de terra do dia 1º de janeiro, que resultou em demolições e interdições de algumas residências.
“Mesmo com a resistência de alguns moradores ao nosso trabalho, devido às perdas e demolições, os agentes expuseram a importância do trabalho aos moradores da área e persistiram com as visitas”, contou Adilson, apontando algumas das residências, cujos donos recusaram a inspeção.
Nos morros foram realizadas 1.249 visitas domiciliares e em pontos estratégicos, com inspeção e tratamento químico de locais com possíveis macrofocos do mosquito Aedes aegypti; e 10 caixas d‘água foram vedadas pela Defesa Civil municipal.
Ações de manejo ambiental também foram desenvolvidas pela equipe de agentes de Combate à Endemias e de Controle de Vetores, que contou com cerca de 50 pessoas. A retirada de três caminhões e meio de resíduos sólidos em terrenos baldios e imóveis foi o ponto alto do mutirão, já que eles vêm sendo apontados como locais de possíveis criadouros do mosquito. “Nesta atividade, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos deu total apoio, cedendo um caminhão e uma retroescavadeira para a retirada dos respectivos depósitos”, explicou o diretor de Vigilância Ambiental, Leonardo Freitas, contando ainda que o mutirão realizado no Frade, no sábado, 20, foi um sucesso, já que o último Índice de Levantamento Rápido (Lira) do local foi de 2,5. “A dengue é uma questão de corresponsabilidade. É um problema de todos nós”, frisou.
O serviço de fumacê, que combate as espécies adultas do vetor, vem sendo realizado em diversas localidades do município, também, desde a terça-feira, 23, quando os morros do Centro e o bairro Marinas foram visitados. Na quarta, 24, foi a vez de Jacuecanga, e na quinta-feira, o Balneário e Parque das Palmeiras, no primeiro turno (5h às 8h), e o Areal, no segundo (17h às 21h).
Na sexta-feira, 26, a Nova Angra receberá o serviço, que só retornará na próxima terça-feira, 2 de março, na Ribeira, no primeiro turno, e na Japuíba (Praça da Porteira) e Morro das Velhas, no segundo. Na quarta-feira, 3, será a vez da Japuíba e Vila Nova, na quinta-feira, 4, Enseada, Retiro e Monsuaba. O último bairro será o Frade, na sexta-feira, 5.
O próximo mutirão será em Jacuecanga, no sábado, 27, e domingo, 28, das 8h às 17h, quando as atividades de combate ao mosquito da dengue serão realizadas na totalidade do bairro.
Ações de combate à dengue são intensificadas
O serviço de fumacê vem sendo realizado em todo o município, e o próximo mutirão será em Jacuecanga