Agentes da Defesa Civil se especializam com cursos

O secretário de Governo e Defesa Civil Carlos Alexandre Soares sempre oferece cursos para sua equipe

Segunda-Feira, 23/11/2009 | .

A Subsecretaria de Defesa Civil está sempre se atualizando para poder atender melhor à população em situações de emergência. Os agentes operacionais fazem cursos técnicos constantemente e se mantém em dia com as inovações em equipamentos e procedimentos.
Durante uma semana os agentes Carlos Alberto Freitas, gerente de Operações, e  Marcos Santos, coordenador de Capacitação e Logística, participaram do curso Norma Regulamentadora Nº 33 (NR33), que realiza procedimentos de segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. O curso foi ministrado pela Kaefy, na Escola Técnica da BrasFels.
A NR33 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
Escombros, valas e poços, entre outros do tipo, podem ser denominados como espaços confinados. Este curso se encaixa nos procedimentos rotineiros que a Defesa Civil realiza no município. Saber identificar se o ambiente é nocivo ou não à saúde, é essencial para a técnica de salvamento num espaço confinado-explicou o coordenador de Capacitação e Logística, Marcos Santos.
O secretário de Governo e Defesa Civil Carlos Alexandre Soares explicou que sempre buscou proporcionar cursos e treinamentos para a sua equipe, pois, só assim o município poderá contar com uma pronta resposta eficaz nas situações de emergência.

Secretarias relacionadas: