Aleitamento materno é promovido em Angra

Seminário falou sobre a importância do leite materno em casos de emergências e catástrofes

Quinta-Feira, 06/08/2009 | .

Profissionais de saúde e serviço social se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 6, no centro de Estudos Ambientais (CEA), para o Seminário de Promoção do Aleitamento Materno, apoiado pela Fusar e a Prefeitura de Angra. A iniciativa faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada desde 1981, que procura conscientizar para a importância do leite materno para a saúde e desenvolvimento da criança até, pelo menos, o sexto mês de vida. 

    O tema proposto neste ano foi “Apoio à amamentação em situações especiais: de emergências, catástrofes e desastres”. As palestras reuniram profissionais com experiência na área de saúde e  também de emergência e Defesa Civil. Segundo a coordenadora do programa Saúde da Criança, Mara Christina Freire, o seminário será um marco para uma grande mobilização em torno da promoção da amamentação, o que contribuirá diretamente para a redução da mortalidade infantil.

    A palestra foi aberta com um vídeo produzido pela Ibfan Brasil (International  Baby Food Action Network) e Senac sobre o desastre provocado pelas chuvas em Santa Catarina, no ano passado, com relatos de mães que estavam em período lactante na ocasião, profissionais de saúde e assistentes sociais. O vídeo mostrou a forma prioritária como as mães lactantes eram atendidas, com espaço reservado para amamentação nos abrigos e prioridade no recebimento de alimentos. 

    Durante o seminário, destacou-se que, em situações de desastres e catástrofes ambientais, onde há escassez de água potável e alimentos, crianças amamentadas exclusivamente com o leite materno ficam menos vulneráveis e correm menos riscos de contaminação. Além disso, o apoio psicológico dado à criança com vínculo materno, durante a amamentação, também são importantes em situações tensas como essas. 

    Participaram da mesa de abertura, além de Mara Cristhina, coordenadora do seminário, a médica Ana Cláudia Marinho, representando a Fusar, José Carlos Lucas, subsecretário de Defesa Civil, Milene Neves, representante do Corpo de Bombeiros, e o vereador Leandro Silva, que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores de Angra, representando a instituição. Complementando o seminário, foram abordados assuntos como o socorro às vítimas de enchentes em Angra dos Reis, e proteção, apoio e promoção do aleitamento no município.     

    Ainda dentro da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, na sexta-feira, dia 7, a Fusar estará na Praça do Papão, das 9h às 16h, realizando atividades relacionadas ao tema, divulgando o esforço de profissionais de saúde e sociedade civil para aumentar a prevalência da amamentação exclusiva com leite materno em todo o mundo, desde o nascimento até o sexto mês de vida.

Secretarias relacionadas: