Alfabetiza Angra recebeu cheque de R$ 40mil

Keppel Fels patrocina o programa e entrega o cheque ao prefeito Tuca Jordão e à secretária de Educação

Quarta-Feira, 28/10/2009 | .


O Programa Alfabetiza Angra, da prefeitura do município de Angra, implementado pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, recebeu na terça-feira, 27, no Iate Clube do Rio de Janeiro, um cheque de R$ 40 mil da empresa Keppel Fels, dona do estaleiro BrasFels.

O evento contou com a presença do prefeito Tuca Jordão, que, acompanhado pela primeira-dama Alessandra Jordão, foi recebido pela diretoria do grupo Keppel Fels, empresa de Cingapura, que atua  na indústria de óleo e gás, além de energia e infra-estrutura por todo o mundo, concentrando suas atividades na Ásia, Europa e mercados americanos.

– Estamos investindo na educação do nosso município e dando prioridade a projetos como o Alfabetiza Angra, que visa a capacitação dos profissionais alfabetizadores. Acabamos de inaugurar a primeira escola em tempo integral da nossa história, e acreditamos que o desenvolvimento de um país passa pela educação, como fizeram os países no pós-guerra. Agradecemos a parceria com a Keppel Fels e afirmo que o município de Angra está de portas abertas para a empresa, dentro das nossas competências – declarou o prefeito Tuca, que frisou a importância do estaleiro BrasFels para Angra e falou que deseja que os empregos sejam multiplicados.

A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer de Angra, Luciane Rabha, estava radiante com o resultado da parceria, que ela acredita ser a primeira de muitas que virão, como o custeio dos filhos dos trabalhadores do estaleiro, na creche municipal, que será inaugurada no bairro de Jacuecanga. O vice-prefeito de Angra, Essiomar Gomes, também prestigiou o evento e duas alunas do primeiro Centro de Educação de Horário Integral (Cehi), na Monsuaba, representaram os demais na conquista da parceria.

O presidente da Keppel Fels Brasil, Kc Kwok, foi quem entregou o cheque   e ressaltou a visão de responsabilidade social da empresa nas comunidades em que atua.

– Através da formação contínua que realizamos, como a escola técnica, temos o prazer de contribuir para o desenvolvimento do Brasil e acreditamos que o estaleiro BrasFels alavancou o rejuvenescimento da indústria offshore do Brasil – frisou Kc Kwok, que também ressaltou a parceria com a prefeitura de Angra em outros projetos, como o Terminal de Jacuecanga e a dragagem da Praia do Anil.

Metas do Programa Alfabetiza Angra
 
O programa tem cerca de 310 educadores, inscritos no curso de formação continuada, e conta com Sandra Bozza, autora de diversos livros sobre alfabetização, como assessora . Serão 120 horas, distribuídas em diferentes momentos: horas presenciais; horas de estudo; coordenação com a equipe da Secretaria de Educação; e a prática pedagógica. Os encontros com a professora Sandra Bozza acontecerão duas vezes ao mês, cumprindo a carga horária de cinco horas por aula. Ainda neste ano, em novembro, e em 2010, nos meses de  fevereiro, março, maio e junho. Ao término, os participantes com a frequência exigida (75%) e que tiverem realizado todas as tarefas propostas receberão um certificado.

Dentre as metas do programa, destacam-se algumas para que uma nova concepção da alfabetização na rede de educação do município se torne realidade. Dentre elas: garantir o início do processo de letramento e alfabetização já na pré-escola; assegurar que a criança saiba ler e escrever ao final do 2º ano de escolaridade do Ensino Fundamental; acelerar o processo de letramento e alfabetização dos alunos do 1º ao 5º ano com distorção idade/ano, promovendo a correção de fluxo; e formar, continuadamente, todo o corpo docente que atua diretamente com as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando uma gestão pedagógica comprometida com a aprendizagem do aluno.

O programa contará ainda com uma equipe formada por 10 profissionais que serão os implementadores, junto aos professores, da pré-escola ao 2º ano, nas escolas da rede.

Clipper Race Around the World
   
O evento também marcou a largada da primeira parada da Clipper Race 09/010, que é uma regata que conta com 10 embarcações de diversos países, como Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Cingapura e Inglaterra. A regata, que dura cerca de 10 meses, sai da Inglaterra e tem o Brasil como o lugar de sua primeira parada, já pela terceira vez. No Rio de Janeiro, pela primeira vez, os belos barcos atracaram, e puderam contar com a secretária de Esportes da cidade, Márcia Izidoro, para realizar a largada. A Keppel Fels é a patrocinadora oficial do barco de Cingapura, que está em sétimo lugar na corrida e tem como tripulante um de seus funcionários. A regata seguirá para a Cidade do Cabo, na África do Sul. A comitiva de Angra, recebida pelos cinco dos mais importantes diretores do grupo Keppel Fels, Lee Boon Yang, Choo Chiau Beng, Michael Chia, Y Y Chow, Kc Kwok, que é o presidente da Keppel Fels Brasil, conheceu o barco da Cingapura.

Secretarias relacionadas: