Angra é destaque no Salão Estadual de Turismo

O objetivo principal do evento foi de apresentar os destinos turísticos do interior do Rio de Janeiro

Terça-Feira, 09/06/2009 | .

 O stand de Angra dos Reis foi um dos destaques da Feira Estadual do Turismo, realizada no último fim de semana (dias 5 e 6) no Hotel Vale Real, em Itaipava, distrito de Petrópolis. Com o lema "As novas oportunidades do turismo interno - Um novo comportamento do turista", o objetivo principal do salão foi de apresentar os destinos turísticos do interior do Rio de Janeiro, expor agencias de viagem, hotéis, pousadas e atrativos turísticos, além de mostrar o artesanato da região e suas manifestações artísticas e culturais.

No espaço de Angra na feira, os visitantes puderam conhecer um pouco das belezas naturais, atrativos turísticos e da história de Angra, por meio de fotos e vídeos que foram exibidos e da folheteria que foi distribuída. O artesanato local também teve seu espaço, com a exposição de peças produzidas por artistas da cidade. Mas a grande atração foi o sorteio de brindes, que atraiu centenas de pessoas.

“A fila era enorme. Muita gente queria ter a chance de rodar a roleta para ganhar bolsas, brindes e hospedagens em Angra, que foram oferecidos pelas pousadas e hotéis da cidade. E enquanto esperavam, as pessoas assistiam aos vídeos e conheciam um pouco mais sobre Angra dos Reis. Todo mundo comentou que o nosso stand era o mais bonito e mais atrativo do evento”, contou a turismóloga Jacqueline Almeida, da TurisAngra, que integrou a equipe do stand com Amanda Salazar e Jacqueline Queiroz, também turismólogas da Fundação de Turismo.

O presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa - que representou a cidade com o vice-prefeito Essiomar Gomes -, falou da importância da participação da cidade em feiras de turismo regionais e nacionais. “Nesses eventos conseguimos atingir tanto o público final (turistas) quanto os operadores de agências de turismo. Com isso, ampliamos nossa rede de contatos com empresários do setor e representantes de outras cidades e ainda atraímos visitantes para Angra, movimentando a economia local”, explicou Veníssius.

Ainda segundo ele, os espaços da TurisAngra nas feiras podem e devem ser usados pelos empresários do setor. “Sempre iremos levar material de divulgação dos hotéis, pousadas, restaurantes e agências de Angra para ser distribuído nas feiras”, frisou o presidente da fundação.

O Salão Estadual do Turismo foi aberto para os profissionais do turismo na sexta-feira (5), com a apresentação do Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis. No sábado, o salão foi aberto ao público, que pôde conhecer um pouco da cultura das cidades participantes. Angra apresentou a Dança dos Velhos, o Menino Imperador e seu séquito e a Folia do Divino, manifestações da tradicional Festa do Divino angrense. O evento foi patrocinado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, pela TurisRio e pela FC&VB-RJ (Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro).

O EVENTO - Criado em 2007 com o nome Rio Intertur - Feira Rio Interior de Turismo, o evento ganha agora uma dimensão muito maior com a união do trade turístico do poder público em torno do turismo fluminense. “Esse evento traz a oportunidade de colocar em prática uma política de maior fortalecimento e união dos destinos, tanto da capital do estado com do interior”, comentou Paulo Senise, diretor-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau.

Segundo o presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Félix, o salão é uma oportunidade de interação entre as cidades do Rio. “A cidade do Rio de Janeiro é a que mais recebe turistas vindos tanto de dentro como de fora do País e esse salão dará maior visibilidades às cidades que ficam a poucas horas da capital”, explicou.

A secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, enfatizou a importância do êxito na reunião do trade tendo em vista a Copa do Mundo em 2014 e a grande possibilidade de o Rio sediar a Olimpíada de 2016. “Cada vez mais estamos em um processo no Rio de Janeiro de mudar a realidade do estado. Vamos sediar uma Copa do Mundo em 2014. Ninguém volta a um destino se não oferecermos um produto de qualidade”, enfatizou.

Secretarias relacionadas: