Foi uma tarde de reconhecimento e valorização do trabalho que Angra dos Reis vem realizando no turismo. A euforia e a alegria eram incontidas por parte da equipe da TurisAngra, capitaneada pelo presidente Marcus Veníssius Barbosa, que participa do 5º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, no Parque Anhembi, em São Paulo. Num auditório lotado, com cerca de 400 pessoas das diversas representações dos 65 municípios indutores do País, Angra dos Reis foi homenageada pelo Ministério do Turismo (MTur) como o destino da macrorregião sudeste que melhor utilizou o sistema SG65 – método automatizado de competitividade nos destinos indutores - com o cadastramento de mais ações de qualidade e que vem praticando uma boa gestão turística.
Sob os aplausos de todos que estavam no auditório e gritos de Angra! Angra! Angra! ecoados pela equipe da TurisAngra que estava na platéia, a condecoração foi entregue pelo ministro Luiz Barretto, que não titubeou em chamar para prestar a homenagem a Angra ao seu lado a presença do angrense Airton Pereira, ex-secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, hoje Consultor da Fundação Getúlio Vargas que participava da cerimônia. Dos 12 municípios do sudeste (RJ - Angra, Búzios, Parati, Petrópolis e Rio de Janeiro - ES - Vitória - MG - Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes - SP - São Paulo e Ilha Bela) que fazem parte do grupo dos 65 destinos indutores, Angra foi à escolhida pela sua atuação na gestão do turismo.
Cada macrorregião brasileira recebeu uma condecoração: do Sudeste, Angra dos Reis (RJ); a cidade baiana de Barreirinhas recebeu a láurea como exemplo da região Nordeste; Porto Alegre (RS) pela região Sul do país; Porto Velho (RO) foi o escolhido da região Norte, e Goiânia (GO) pelo Centro-Oeste. O presidente da TurisAngra ao receber a homenagem destacou a confiança e o apoio do prefeito Tuca Jordão, do trabalho em equipe, da parceria com o trade turístico da cidade e da disposição do Ministério do Turismo em estar disponibilizando conhecimentos e tecnologias importantes para ações que têm gerado qualidade a gestão do turismo a todos os 65 destinos indutores.
“Esse prêmio vem reforçar o quanto tem sido importante o apoio irrestrito do prefeito Tuca Jordão, a participação efetiva de todo a equipe da TurisAngra nas nossas ações para alavancar o turismo de Angra, a aproximação e a relação de diálogo e democrática com o trade turístico da cidade, na parceria com o grupo gestor e o conselho municipal, e nesta formatação de condução da gestão do turismo do município é que temos conseguido passo-a-passo os resultados positivos, as conquistas, as melhorias, o respeito e a valorização do destino Angra dos Reis e de seu turismo”, disse Marcus Veníssius em tom entusiasta.
Ele ainda reiterou o compromisso de Angra dos Reis com o turismo da região, do estado do Rio de Janeiro e com o Brasil, e de continuar caminhado e trabalhando junto com Ministério do Turismo, visando o crescimento do turismo no País. Veníssius também parabenizou o ministro Luiz Barretto, pelo belo trabalho que vem fazendo, que segundo ele, vem ajudando os municípios a fortalecer as suas gestões.