A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza de Sexta-feira de Carnaval até Quarta-feira de Cinzas, 13 a 17 de fevereiro, uma campanha de conscientização ecológica em todo o município. Trata-se de mais uma ação do projeto Angra Legal, que pretende acabar com o turismo predatório e garantir a preservação do meio ambiente, a partir da conscientização e da fiscalização.
São ações permanentes em todo o município, sendo intensificadas durante os feriados prolongados, como o Carnaval. O principal objetivo é garantir que hoje e no futuro, turistas e moradores possam desfrutar das belezas naturais do município da melhor forma, ou seja, com responsabilidade.
São sete equipes de mobilizadores que percorrem praias, ilhas e cachoeiras de Angra dos Reis distribuindo sacolas para que os banhistas levem seu lixo. Eles orientam sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Para atrair a atenção daqueles que estão se divertindo para um assunto tão sério como preservação ambiental, o grupo teatral Fábrika de Entretenimento acompanha os mobilizadores e aborda com muito bom humor os banhistas. Desta forma, é dado o recado de que lugar de lixo é lixo. O resultado da ação não poderia ser melhor, já que o público interage com os atores.
No primeiro dia de teatro de conscientização, a ação foi realizada na Praia Grande, no continente; na Praia de Jurubaíba, na Ilha da Gipóia; e na Ilha de Cataguás. Ainda serão realizadas apresentações nas seguintes praias da Ilha Grande: Aventureiro, Lopes Mendes, Freguesia de Santana e Praia Preta, na Vila do Abraão. Já no continente, o Angra Legal acontece nas praias da Japuíba, Biscaia, Verolme, Éguas, Porto Velho, Secreta e Vila Histórica de Mambucaba. As cachoeiras da Caputera, Bracuí, Ariró e Banqueta também estão na programação.
Além das apresentações teatrais e da abordagem feita pelos mobilizadores, os banhistas contam ainda com Ecopontos do Projeto ReciclaAngra, que visa a coleta de lixo seletiva. Há Ecopontos na Praia Grande, Biscaia e Verolme.