Angra ganha sua primeira escola integral

Prefeito Tuca Jordão realiza lançamento do projeto com presença de autoridades, e se emociona

Quinta-Feira, 10/09/2009 | .


Em um momento histórico e muito emocionante para o município de Angra dos Reis, o prefeito Tuca Jordão realizou o lançamento oficial do projeto Centro de Educação de Horário Integral (Cehi) nesta quarta-feira, 9, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). A cerimônia foi marcada por lágrimas, sorrisos, ousadia, determinação e pela capacidade da equipe da Secretaria de Educação Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, que se empenhou na elaboração do projeto, sonhado pelo prefeito Tuca, mas, segundo a secretária Luciane Rabha, realizado por muitas mãos.

A primeira escola em horário integral do município será na Monsuaba, na E.M. Benedito dos Santos Barbosa, e atenderá, a partir do dia 14, a 135 alunos do primeiro ano de escolaridade, das 7h30 às 16h. No Cehi serão servidas cinco refeições diárias e realizadas atividades extracurriculares com os alunos.

O prefeito Tuca Jordão estava visivelmente emocionado com a conquista e foi elogiado pelo líder do governo na Câmara, Aguilar Ribeiro, que participou da mesa de abertura.

– Poucos prefeitos topam um desafio da magnitude deste, ainda mais em tão pouco tempo de governo – disparou o vereador.

A secretária Luciane Rabha falou sobre o sonho que está virando realidade e lembrou a ousadia do saudoso Darcy Ribeiro, idealizador dos Cieps do governo Brizola.

– Nossa prioridade é garantir, além das disciplinas escolares, o acesso à cultura, ao esporte e às novas tecnologias, através de oficinas, promovendo integralmente o conceito de cidadania, oportunizando aprendizagens significativas e respeitando sempre a identidade individual, cultural e local – garantiu Luciane, que agradeceu a todos os envolvidos na realização do primeiro Cehi.

Que a educação é a menina dos olhos do prefeito Tuca Jordão, não é segredo para ninguém. Ele faz questão de enfatizar a importância dos investimentos na área e defendeu que o Cehi só dará certo se contar com o envolvimento de todos, principalmente dos pais.

– Não acredito em desenvolvimento sem educação. De acordo com  dados históricos, temos a comprovação de que os países que investiram na educação, no pós-guerra, saíram vitoriosos. Estamos apenas plantando uma semente para o futuro. E, coincidentemente, no bairro de origem da minha família. O projeto não é meu, mas de toda uma cidade, que pensa no futuro – falou o prefeito, que também comentou sobre a dificuldade financeira do município, que perdeu quase R$ 50 milhões no orçamento, devido à crise mundial.

– Temos uma rede de quase 25 mil alunos, mas vamos lutar acima de tudo para que todos tenham uma educação pública de qualidade, dentro dos nossos compromissos assumidos. Estamos plantando uma semente – frisou.

Segundo a professora Carmem Rangel, assessora do projeto e que representou a Fundação Darcy Ribeiro na ocasião, a educação integral no município de Angra só está sendo viável  porque o prefeito Tuca Jordão acredita que a educação integral tem o poder de compreender o aluno como um ser singular, socialmente construído, e de promover o desenvolvimento integral, como ser biopsicossocial.

– Mudanças estruturais na educação não se faz apenas com palavras, mas com ações, como o prefeito Tuca Jordão está fazendo – frisou Carmem, que realizou a apresentação do projeto. A carga horária será de oito horas e meia diárias de atendimento,  sendo quatro horas com atividades ministradas por professores, abrangendo a Base Nacional Comum; duas horas com atividades em oficinas de diferentes áreas do conhecimento, realizadas por outros professores e recreadores, como: estudo dirigido, oficina de ideias, de circo, educação física, brinquedoteca, artes plásticas, teatro, música e sala de leitura;  e duas horas e meia destinadas à alimentação, higiene, movimentação, atividades recreativas e de relaxamento.

Os alunos da E.M. Raul Pompéia, da Monsuaba, realizaram uma apresentação digna de aplausos com a canção “Semente do amanhã”, do compositor Gonzaguinha, sob a coordenação da diretora da escola Maria José de Oliveira, que agradeceu ao prefeito e à secretária por lhe confiarem a responsabilidade de estar a frente do primeiro Cehi do município. O prefeito, a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, e a primeira-dama Alessandra Jordão foram homenageados com uma muda de coqueiros, simbolizando o início de uma nova vida.

A festa foi encerrada com o corpo de balé, também da E.M. Raul Pompeia, que dançou de forma graciosa “O caderno”, de Toquinho, e por uma mãe, representando as demais, que foi a porta-voz da comunidade da Monsuaba.

– Só quem pensa em cidadania, respeito e direitos iguais sonha os sonhos dos outros – finalizou Djania, se referindo ao prefeito Tuca Jordão.

Diversas autoridades do município estiveram presentes, dentre elas o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares; o secretário de Fazenda, Roberto Peixoto; o presidente do Saae, Carlos Marcatti; o presidente da AngraPrev, Carlos Renato Gonçalves; o procurador-geral do município, André Pereira; o subprefeito da Região Norte, Moisés Alencar. Os vereadores, Aguilar Ribeiro, Leandro Silva, Manoel Parente, Jorge Eduardo e Lia prestigiaram o evento, e representantes do Colégio Naval, Eletronuclear e BrasFels, também.

No final, um delicioso coquetel foi servido aos convidados.

Secretarias relacionadas: