Angra inicia a campanha Lenço Solidário

A iniciativa vai até o dia 31, e os lenços arrecadados serão doados às mulheres em tratamento de câncer no município

Segunda-Feira, 16/10/2023 | .

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, por meio da Coordenação da Mulher, deu início à campanha Lenço Solidário. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o autocuidado com diagnóstico precoce do câncer de mama, além de elevar a autoestima com um ato de carinho e solidariedade para as mulheres que fazem o tratamento contra o câncer. Esse é o segundo ano da campanha que arrecada lenços para doação para as pacientes que estão em tratamento oncológico.


A campanha Lenço Solidário segue até o dia 31 de outubro, recebendo as doações de lenços que podem ser entregues de segunda a sexta, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, que fica na Praça Guarda-Marinha Greenhalgh, nº 59, São Bento. O item também pode ser entregue nos Cras do município e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na rua Almirante Machado Portela, 58, Balneário.


No mês de outubro, a cor rosa torna-se um símbolo poderoso de solidariedade e conscientização na luta contra o câncer de mama. O movimento, conhecido como “Outubro Rosa“, tem como objetivo apoiar e sensibilizar a respeito dessa doença que afeta milhões de mulheres. Entre as muitas formas de apoio, a doação de lenços tem se destacado como um gesto de carinho e empatia.


Lenços coloridos, lisos e estampados têm se tornado um símbolo de esperança e dignidade para as mulheres que enfrentam o câncer de mama. A perda de cabelo devido à quimioterapia é uma das consequências mais visíveis e impactantes do tratamento. Para muitas pacientes, a autoestima e a confiança podem ser abaladas quando enfrentam essa transformação em seu corpo. Nesse contexto, os lenços se transformam em instrumentos poderosos de apoio emocional.


- A doação de lenços durante o Outubro Rosa é mais uma maneira de mostrar às mulheres em tratamento que elas não estão sozinhas em sua jornada. Essa ação vai além de simplesmente fornecer um acessório de moda; trata-se de oferecer uma fonte de conforto e confiança durante um momento desafiador de suas vidas – comentou a coordenadora técnica de Atendimento à Mulher, Vanessa Davies Sampaio.


Mais informações sobre a campanha e sobre os pontos de coletas podem ser obtidas pelo telefone 3365- 2310 - ramal 1243 - na Coordenação da Mulher.