Angra inicia ano letivo com 21 escolas em tempo integral

Prefeitura aumenta em 75% o número de unidades de ensino que oferecem horário integral, beneficiando um total de 2.420 estudantes

Sábado, 13/01/2024 | .

O ano letivo de 2024 em Angra dos Reis começa com a ampliação de 12 para 21 do número de escolas que oferecem ensino em horário integral. São mais nove escolas que passam a funcionar como Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) na cidade. As 21 escolas atenderão a um total de 2.420 estudantes.

Os alunos da educação integral têm uma carga horária de 1.400 horas anuais. Eles entram às 8h da manhã e saem às 15h30, recebendo quatro refeições diárias durante o dia de aula: desjejum, colação, almoço e lanche da tarde.

Além dos conteúdos da grade curricular tradicional, cada CETI também trabalha com Educação Financeira, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Soluções Sustentáveis, Robótica Empreendedora, Tecnologias Digitais e Soluções Empreendedoras, Geração Empreendedora, Jardim Sensorial, Alimentos e Temperos Naturais, Brinquedos Ecológicos, Produções Culturais Criativas, Sabores e Cores Regionais, Laboratório de iniciação Científica e Pesquisa, Orientação de Estudos e Experiências Matemáticas.

Os alunos matriculados nas escolas transformadas em CETI, e que renovaram as matrículas, estão automaticamente inscritos. Esse processo foi explicado em reuniões com pais dos alunos das unidades no ano passado. Já os que demonstraram interesse em ingressar pela primeira vez nesse tipo de regime, as inscrições foram feitas pelo site oficial das matrículas digitais, e o resultado será divulgado na segunda-feira, 15 de janeiro. Após o resultado, a matrícula efetiva deve ser feita na própria unidade de ensino.

– Angra dá mais um salto de qualidade na educação. Alinhado com as diretrizes e orientações nacionais da área, o município amplia o número de escolas em tempo integral da sua rede, promovendo assim a expansão da possibilidade de desenvolvimento pleno dos estudantes. A ampliação contempla também escolas situadas na baía da Ilha Grande, o que possibilita que o estudante passe mais tempo aprendendo na unidade de ensino do que se locomovendo de sua residência até a escola. É mais uma atuação dentro do projeto “Angra, Cidade da Educação” – resumiu o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.


Lista dos Centros de Educação em Tempo Integral (CETIs) em Angra dos Reis

E.M. Antonio Joaquim de Oliveira – Sapinhatuba I
E.M. Adelaide Figueira – Sapinhatuba II
E.M. Zita de Oliveira Soares – Sapinhatuba III
E.M. Francisco Xavier Botelho – Lambicada
E.M. João Carolino dos Remédios – Morro da Glória
E.M. Inácio During – Vila Histórica de Mambucaba
E.M. Maria Hercília Cardoso de Castro – Vila Velha
E.M. Monsenhor Pinto de Carvalho – Enseada das Estrelas
E.M. Prefeito Francisco Pereira Rocha – Morro da Cruz
E.M. Professor José Américo Lomeu Bastos – Morro do Abel
E.M. Deputado Câmara Torres – Portogalo
E.M. Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho – Frade
E. M. Coronel João Pedro de Almeida – Camorim Grande
E. M. Frei João Moreira – Enseada
E. M. Alberto Torres – Ilha da Gipoia
E. M. José Virgílio Pereira Maia – Praia do Sítio Forte
E. M. Osório Manoel Correia – Praia do Aventureiro
E. M. Thomaz Henrique Mac Cormick – Praia da Longa
E. M. Brasil dos Reis – Praia de Matariz
E. M. Ayrton Senna da Silva – Praia Vermelha
E. M. Joaquim Alves de Brito – Praia de Bananal