Angra inicia projeto de novo cemitério público

Iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de vagas e serviços funerários na cidade

Terça-Feira, 26/12/2023 | .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Planejamento e Parcerias e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, iniciou um projeto para construção de um novo cemitério público no bairro Campo Belo por meio de concessão ou parceria pública privada (PPP), a depender do modelo que será mais benéfico ao município após a realização de estudos técnicos. A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de vagas e serviços funerários na cidade. O edital e anexos do projeto podem ser baixados pelo link: https://ppp.angra.rj.gov.br/ppp-cemiterio-publico.asp

O projeto está atualmente em fase de manifestação de interesse privado (MIP) pela empresa JJ Silva Empreendimentos. A próxima etapa envolverá a divulgação de um chamamento público para o procedimento de manifestação de interesse (PMI), a fim de verificar se outras empresas têm interesse em apresentar propostas de implantação do projeto no município. Os estudos para a implantação do novo cemitério público serão orientados pelos seguintes objetivos: instalação, manutenção e operacionalização.

O prazo para as empresas expressarem o interesse em apresentar um projeto é até o dia 2 de janeiro. Posteriormente, elas terão um período de 20 dias para elaborá-lo e submetê-lo à análise da Prefeitura. A empresa interessada no projeto poderá avaliar a viabilidade de implantar estabelecimentos comerciais, tais como lanchonetes, restaurantes, lojas de flores e ornamentos, dentro do espaço do novo cemitério público.

– Nosso objetivo é ampliar a oferta de vagas públicas, oferecendo um novo cemitério público dotado de tecnologia e infraestrutura moderna. A ideia de tornar tudo mais humano nesse projeto é simples, queremos que as famílias se sintam confortáveis, tenham um lugar tranquilo para lembrar e compartilhar histórias, e encontrem alívio quando precisarem – relatou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.

Soluções tecnológicas e práticas sustentáveis

O projeto para o novo cemitério público incorporará conceitos avançados em soluções tecnológicas e práticas sustentáveis. A iniciativa incluirá o uso inovador da tecnologia da informação, permitindo velórios online, visitas virtuais e aceso à vela virtual, proporcionando maior acessibilidade aos serviços funerários.

Comprometida com a sustentabilidade ambiental, a proposta abrange o tratamento adequado de resíduos e efluentes líquidos, a preservação de áreas verdes e o uso responsável de recursos naturais.

A gestão do cemitério será pautada pela responsabilidade total com as ossadas, considerando opções como a oferta de memorial perpétuo de ossos e cinzas, assim como a possibilidade de guarda compartilhada desses elementos entre famílias. O novo cemitério também oferecerá o serviço de cremação, proporcionando opções diversificadas aos cidadãos.

Em termos de infraestrutura, o projeto contemplará jazigos, salão celestial, capelas climatizadas, banheiros modernos e estacionamento, visando atender de maneira abrangente e respeitosa às necessidades da população.

– Queremos aumentar a eficiência na gestão de vagas e proporcionar o máximo conforto aos cidadãos de Angra dos Reis em um momento tão delicado para as famílias. A tecnologia e a sustentabilidade atrelada ao projeto possuem esse objetivo, visando oferecer dignidade e conforto à nossa população em um dos momentos mais desafiadores da vida. Estamos comprometidos em construir um cemitério público moderno, sustentável e acolhedor para todos – comentou o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta.