Angra investe no voluntariado

Salvando vidas: município já tem dois mil voluntários treinados pela Defesa Civil, inclusive na Ilha Grande

Quarta-Feira, 16/05/2007 | .

Em Angra dos Reis, a união do poder público com a sociedade civil vem ganhando cada vez mais força como solução e prevenção eficaz de questões ligadas à saúde, à segurança, entre outras. É que a Prefeitura, através da Secretaria de Defesa Civil Municipal, trabalha com o conceito de que através do voluntariado tudo se torna mais fácil.
Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...".
Para a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, o voluntário é um importante ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimento, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.
Por mais paradoxal que possa parecer, no mundo contemporâneo, aparentemente individualista, cresce cada vez mais a iniciativa das pessoas de se ajudarem e do poder público agir integrado à sociedade. Por acreditar na força do voluntário como mobilizador e multiplicador de conhecimentos que podem salvar vidas, a Secretaria de Defesa Civil de Angra realiza cada vez mais treinamentos nas comunidades do município.
Na noite da última quinta-feira, dia 10, no Centro Social Francisco José, no bairro Vila Nova, 43 novos voluntários de Defesa Civil concluíram o treinamento que receberam durante três dias em que dedicaram duas horas e meia de suas noites. Eles tiveram aulas teóricas e práticas de Primeiros Socorros, Combate ao Princípio de Incêndio e Prevenção ao Alcoolismo e Drogas. Também foi ministrada, através do Programa Ensinando a Salvar Vidas, uma palestra com o tema "Prevenindo para Prevenir". Os voluntários receberam ainda orientação sobre a prevenção de doenças como a Dengue.

O Secretário de Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, explicou que estes treinamentos visam à formação dos Núcleos de Defesa Civil (NUDEC) em todo o município.
- Trabalhar com voluntário é essencial para obtermos resultados eficazes, principalmente na prevenção. No caso de um acidente ou de um incêndio, por exemplo, se temos um voluntário treinado que possa fazer o primeiro atendimento, poderemos não ter conseqüências graves. Com o treinamento que estamos oferecendo, nosso município já conta com mais de dois mil voluntários em todos os distritos, inclusive na Ilha Grande. São pessoas que tiveram orientação adequada e têm boa vontade para ajudar ao próximo, o que é fundamental na missão de salvar vidas -, disse Carlos Alexandre.
Já o Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, ressaltou a tendência mundial do trabalho conjunto das autoridades com a sociedade.
- O voluntariado é um fato que não podemos negar. As pessoas querem se ajudar e não apenas ficar de braços cruzados culpando as autoridades. É claro que o poder público tem suas obrigações e não pode fugir delas. Mas o trabalho integrado com a sociedade é mais rápido, eficaz e preventivo. A informação sobre a prevenção de doenças, por exemplo, é fundamental. Além disso, há momentos que todos precisamos de ajuda. Isso acontece em casos como catástrofes naturais. Em nosso município, passamos por isso, em 2002, com as fortes chuvas que nos atingiram. A solidariedade das pessoas de Angra e de todo o país foi comovente e, acima de tudo, essencial para retornarmos à normalidade após uma calamidade. Por isso, este treinamento que a nossa Defesa Civil oferece é tão importante na formação de voluntários e vem de encontro ao anseio que as pessoas têm de fazer algo pelo seu semelhante -, lembrou Bento.
Já o vereador Essiomar, responsável pelo Centro Social Francisco José, que também esteve presente ao encerramento do treinamento dos voluntários, ratificou que a união de todos é muito mais eficaz na busca por uma sociedade mais justa.

Secretarias relacionadas: