Angra na maior feira de turismo das Américas

Em iniciativa inédita, a TurisAngra se reúne com trade turístico e fecha pacotes para a Abav 2009

Segunda-Feira, 19/10/2009 | .


Angra do Reis irá participar esta semana, de 21 a 23 de outubro, do maior e mais importante evento de turismo das Américas, a Feira das Américas 2009 – promovida pela Associação Brasileira de Agencias de Viagens (Abav), no Rio Centro, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Reconhecida pela indústria como o principal foco de comercialização e comunicação do setor, a feira reúne expositores de toda a cadeia produtiva que dá suporte ao turismo no país. Mais de 27 mil profissionais visitam a feira, num ambiente único onde eles podem realizar negócios com os 1000 expositores e delegações estrangeiras de 35 diferentes países.

Além de marcar presença com um stand de alto nível para a divulgação dos atrativos turísticos do município, a prefeitura, por meio da TurisAngra, resolveu inovar e se reuniu com o trade da cidade para a montagem de pacotes turísticos a serem comercializados e divulgados no evento. No encontro, que aconteceu na semana passada no auditório do Centro de Estudos Ambientais  (CEA) os donos de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, agências de viagens, operadoras e demais segmentos do trade, opinaram sobre os produtos e preços que seriam disponibilizados nos pacotes que foram formatados em opções de três a sete dias em Angra.

O presidente da TurisAngra, Marcus Venissius Barbosa, afirmou na ocasião que a iniciativa da Prefeitura de Angra visava à continuidade da parceria do poder público com o trade, nas discussões estabelecidas democraticamente objetivando o desenvolvimento do turismo. – Só iremos construir ações que reestruturem e valorizem o nosso turismo com encontros e debates como esse – comentou Venissius.

O consultor da Abav e diretor do Instituto Ideas, Osvaldo Ramalho, que está comandando o desenvolvimento de alguns projetos para a TurisAngra, entre eles o Inventário Turístico, o novo portal de turismo de Angra na internet, o Selo de Qualidade, participou também do encontro e ressaltou a importância da iniciativa da prefeitura junto ao trade e compartilhou mais uma vez a sua experiência no setor, ajudando a construir pacotes atraentes e de qualidade para representar e comercializar Angra na feira da Abav 2009.

– Estamos aqui para tentar ajudar e dar dicas da importância de se formatar produtos turísticos bem roteirizados e precificados (Precificação - atividade de marketing preocupada com a colocação de preços para novos produtos e o ajuste de preços para produtos existentes. Relação onde o consumidor pode avaliar a relação entre custo e benefício). Devemos nos preocupar com o conjunto de serviços oferecidos ao turista como atrativos, alimentação, atendimento, alojamento, atividades e acesso. São seis palavras relevantes no turismo que, bem equilibradas, vão gerar um produto de qualidade – comentou Ramalho, acrescentando que também é preciso ouvir o trade e seus agentes.

Osvaldo ainda destacou que o setor turístico do Sudeste, diferentemente do Nordeste, se equivoca ao ir para as feiras, como esta da Abav no Rio Centro, e não ter o hábito de comercializar seus serviços, de não vender como deveria os seus produtos, e apenas divulgá-los. – O Nordeste sabe muito bem vender o seu turismo, e acho que a atitude de Angra é inovadora e está dando um grande passo indo comercializar de fato os seus produtos na Feira das Américas”, completou.

Câmaras setoriais se reúnem e acertam as estratégias para a Feira das Américas

Os integrantes das câmaras setoriais se reuniram na TurisAngra um dia após a reunião do trade no CEA e definiram as estratégias na montagem dos pacotes turísticos que serão divulgados e comercializados na Feira das Américas esta semana no Rio Centro.

Todos os pacotes contemplam os cinco corredores turísticos: Centro, Ponta Leste, Ponta Sul (do trevo da cidade ao Parque Mambucaba), Estrada do Contorno e Ilha Grande, com opções de pacotes para três, cinco e sete dias e com preços promocionais, possibilitando uma boa divulgação e comercialização já para a próxima alta temporada e viabilizar bons resultados na baixa temporada.

O trade turístico também se mobiliza para estar presente na Feira das Américas, e participar do evento buscando divulgar os seus produtos e serviços nas rodadas de negócios que ocorrerão no Rio Centro.

Os pacotes turísticos são simples de se formatar. Eles incluem pousadas ou hotéis, restaurantes, opções de lazer e de aventura como mergulhos, caminhadas em trilhas, passeios de saveiros, traslado do turista em transporte terrestre para restaurantes, bares, para a visitação de atrativos e eventos culturais e de entretenimento, roteiros com guias e receptivo.
   

Secretarias relacionadas: