Angra dos Reis irá receber R$ 18 milhões do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo). Foi isso que garantiu o subsecretário de Obras do estado, Vicente Loureiro, na sexta-feira (21), em reunião realizada com o vice-prefeito da cidade, Essiomar Gomes, e com secretários municipais. No sábado, Loureiro visitou a Ilha Grande e conheceu as prioridades locais na área de infraestrutura e meio ambiente. O anúncio oficial da liberação dos recursos deve acontecer na próxima semana, durante a visita do governador Sérgio Cabral à cidade.
Segundo o prefeito Tuca Jordão, os recursos foram trazidos para Angra graças ao trabalho em conjunto da Fundação de Turismo (TurisAngra) e das outras secretarias, e com o auxilio do Consig (Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande). ”São obras muito importantes para o desenvolvimento do turismo, mas que geram reflexos também na qualidade de vida dos moradores do município. Graças ao trabalho de nossa equipe, que conseguiu apresentar projetos em tempo hábil, Angra dos Reis sai na frente e é uma das principais beneficiadas pelo Prodetur no estado”, comentou o prefeito.
A Vila do Abraão, na Ilha Grande, será uma das principais beneficiadas pelo projeto. Além do saneamento da principal vila da ilha, Loureiro também garantiu a reforma do cais, a criação de um centro de informações turísticas e a recuperação da estrada Abraão–Dois Rios. “Bastam apenas alguns ajustes nos valores dos projetos. Mas o secretário já autorizou os investimentos”, afirmou o subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano do Rio de Janeiro, na pasta comandada pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão.
Durante a reunião, realizada na sede Prefeitura de Angra, Loureiro conheceu detalhes dos projetos do município já cadastrados no Prodetur. Ele elogiou o fato de a prefeitura ter um projeto pronto para o saneamento da Vila do Abraão. “Basta fazermos alguns ajustes e adequações técnicas, mas um projeto iniciado dá velocidade para a liberação dos recursos. É natural que as prefeituras mais organizadas saiam na frente”, comentou Loureiro.
No sábado, o subsecretário e sua equipe técnica visitaram as principais praias da Ilha e percorreram a Vila do Abraão, acompanhados pelos secretários municipais e pelo presidente do Consig, Fernando Jordão, ex-prefeito de Angra. Na ocasião, o presidente da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra), Marcus Veníssius Barbosa, comentou que a maior expectativa dos moradores locais, além do saneamento, é pela recuperação do cais.
- Já temos um projeto pronto, que prevê a reforma e construção de uma estação de passageiros - disse ele, salientando a urgência da obra. “Para a próxima temporada, já estão previstas as paradas de 96 transatlânticos no Abraão. Só desses navios serão cerca de 160 mil turistas desembarcando no cais, que não está preparado para essa demanda”, explicou o presidente da autarquia.
Ainda dentro do mesmo tema, Fernando Jordão disse que em seis meses o Consig irá apresentar um estudo de capacidade de carga turística da Ilha. “É o primeiro estudo do tipo realizado no estado, e irá permitir a criação de mecanismo de monitoramento e controle do fluxo de turistas, nos moldes que criamos na Praia do Aventureiro”, detalhou Fernando Jordão.
Prodetur
Somente no Estado do Rio, o Programa de Desenvolvimento do Turismo prevê US$ 187 milhões em investimentos. Além da revitalização de áreas históricas, criação de planos diretores para todas as regiões e a construção de centros de convenções, parte do investimento também será voltado para a pavimentação de estradas e para infraestrutura.
Na região da Costa Verde estão previstas outras obras importantes, como a pavimentação da estrada que liga Rio Claro a Mangaratiba,- passando pelo Parque da Serra do Piloto, e da Estrada Paraty-Cunha, que irá melhorar o fluxo turístico entre a região e as cidades do Vale do Paraíba paulista e o Sul de Minas.
Angra receberá 18 milhões do Prodetur
Em Angra, subsecretário de Obras do estado conhece os projetos que irão impulsionar o turismo na cidade