Angra registra um caso de gripe aviária em ave migratória

Não há suspeita da doença em humanos; Secretaria Municipal de Saúde orienta não tocar ou interagir com aves silvestres

Terça-Feira, 20/06/2023 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis informa que o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou um caso positivo de Influenza Aviária (H5N1) em ave silvestre no município. Trata-se de uma ave migratória da espécie trinta-réis-real. Não há caso de H5N1 em humanos na cidade.

A Secretaria de Saúde orienta que a população que não toque ou interaja com aves silvestres, principalmente se elas estiverem com sinais de doença. Os principais são falta de coordenação motora, andar cambaleante, sinais de apatia, cabeça pendendo para o lado e inchaço na região dos olhos, cabeça, pescoço, juntas das pernas, crista e barbela (papo).

É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus H5N1 ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas).

Caso tenha suspeita da gripe em alguma ave, o cidadão deve acionar imediatamente o Núcleo de Defesa Agropecuária da região (24 3377-8484 / ndaangradosreis.agriculturarj@gmail.com), a Vigilância Ambiental (24 3377-7808) ou o CIEVS (24 98111-2316 / notifica@angra.rj.gov.br), que funciona 24 horas.

Vale reforçar que o manejo de aves silvestres só deve ser feito por profissionais habilitados e com uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).