A Prefeitura de Angra dos Reis, através da secretaria municipal de Atividades Econômicas, sedia reunião com representantes do setor pesqueiro, no Centro de Estudos Ambientais (CEA).
Participam do evento o secretário Alexandre Tabet, representando o prefeito Tuca Jordão, o gerente de Pesca de Angra dos Reis, Mauro Rosa, o subsecretário de Pesca, Humberto Martins e o secretário de Planejamento e Ordenamento do ministério da Pesca e Aquicultura, Karin Bacha.
Também fazem parte da mesa de debates o gerente de suprimentos da empresa Pepsico, Sílvio Padilha, a presidente da Câmara Municipal, Vilma dos Santos e o vereador José Antônio, presidente da Comissão de Pesca da Câmara Municipal.
O secretário Alexandre Tabet enfatizou um dos objetivos da Prefeitura, que é “implementar um parque industrial pesqueiro em Angra dos Reis”. Também lembrou que Angra reivindica a “revisão da Portaria 43/2007, a legalização da frota artesanal e a permissão provisória para a pesca da tainha com cerco”.
Para Karin Bacha, do ministério da Pesca, além dos assuntos citados por Alexandre Tabet, “é necessário continuar essas questões e encontrar uma alternativa viável para incrementar a produção de sardinhas em Angra dos Reis”. Sobre a produção, o gerente de suprimentos da Pepsico afirmou que existem alguns “gargalos” na fábrica.
Outro aspecto relativo à produção é a vinda de embarcações de outras regiões. "Não se pode impedir seus deslocamentos para realizar suas atividades”, disse Sílvio Padilha.
Durante a reunião, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Vilma dos Santos, lembrou ao representante do ministério da Pesca o problema das apreensões de embarcações feitas pelo IBAMA.
Angra sedia reunião do setor pesqueiro
Secretaria de Atividades Econômicas debate com profissionais da pesca, governo federal e Câmara Municipal