Angra vai fazer 508 anos no dia 6 de janeiro

Prefeitura e Cultuar estão preparando uma emocionante festa

Segunda-Feira, 21/12/2009 | .

Angra dos Reis é uma das cidades mais antigas e belas do Brasil. Foi descoberta no dia 6 de janeiro de 1502 pelo navegador português Gonçalo Coelho e considerada por um escrivão da esquadra, em carta enviada ao Rei de Portugal, como o “paraíso na terra”. E o escrivão estava coberto de razão.

Para comemorar seus 508 anos, a prefeitura e a Fundação de Cultura (Cultuar) estão preparando com muito carinho uma bonita festa com o corte de um imenso bolo na sede da prefeitura, à 0 h do dia 6.

Queima de fogos, apresentação de grupos de folias de Reis, do Coral da Cidade e a população cantando parabéns para a cidade vão emocionar a todos, população e turistas, que estarão na praça em frente à prefeitura, onde acontecem os primeiros festejos.

A programação se estenderá por todo o mês de janeiro, com diversas apresentações e torneios esportivos espalhados pelo município.

A comemoração será iniciada na noite do dia 5, a partir das 19h, e a animação ficará por conta da apresentação dos tradicionais grupos folclóricos de folias de Reis e do Coral da Cidade, seguidos pelo corte de bolo nos primeiros minutos do dia 6.

A programação segue , no dia 6, às 6h, com queima de fogos, alvorada festiva e café da manhã , na Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo;   às 8h30, Corrida dos Santos Reis, na Praia do Anil; às 14h,  teatro para as crianças com o grupo Quintal do Circo e o grande palhaço Pamonha , na Praia da Chácara, onde as comemorações culturais serão encerradas com apresentações de grupos musicais da região, a partir das 17h.


Nos bastidores do grande dia de Angra dos Reis


Na tarde do dia 5 de janeiro, a cidade já começa a se preparar para a grande festa. Em algum ponto de Angra está sendo preparado um imenso bolo de aniversário para ser distribuído à população, depois da meia-noite. A população faz fila para pegar uma fatia, depois de cantar o parabéns.

Dentro do bolo tem sempre uma moeda e um anel. Diz a lenda que quem acha o anel, se não for casado, casará brevemente, e se for casado, será ainda mais feliz no casamento.  Diz a lenda também que  quem encontrar a moeda vai ficar muito rico. Mas na confusão e euforia da festa, algumas vezes a moeda e o anel não são encontrados, mas quem prepara o bolo sempre garante que eles foram colocados lá.

Antes do parabéns, os grupos de folias de Reis, vestidos para a noite de festa, se apresentam na Praça Nilo Peçanha com suas belas cantorias, que vêm desde a época do Brasil colonial. O Coral da Cidade também se apresenta com um programa especialmente feito para aniversário da cidade.

Quando é quase meia-noite, as folias se preparam para bater à porta da prefeitura. O prefeito, a primeira-dama e as autoridades da cidade, à 0 h, abrem as portas , acontece a queima de fogos e todos, junto com a população, que se aglomera na praça ao som das folias, cantam parabéns para a cidade.

Em seguida acontece o corte do bolo e a distribuição para todos os presentes, depois é só festa. No dia 6, às 6h, tem alvorada festiva pelas ruas do Centro e é realizada na Praça 6 de janeiro, a cerimônia de hasteamento das bandeiras do município, do estado e a nacional, com a presença do prefeito, banda de música, grupo de folia de Reis e os moradores da comunidade.

Ainda no dia 6 tem a tradicional largada da Corrida dos Santos Reis, que mobiliza atletas de toda a região.  As inscrições poderão ser feitas no site da prefeitura www.angra.rj.gov.br , na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (Estádio Municipal - Balneário) e até meia hora antes, no local da largada.

A festa vai continuar de tarde e à noite do dia 6, no amplo espaço que já está montado na Praia da Chácara. Vai ter teatro infantil e shows musicais gratuitos. As apresentações começam de tarde com o Quintal do Circo de Luciano , que fará uma apresentação que vale a pena ser vista pela garotada. Com esta apresentação, a Cultuar oferece mais uma oportunidade imperdível para as crianças da cidade apreciarem números circenses e palhaçadas, da maior qualidade. A programação segue com show musical de Nízio Lopes (MPB), às 17h, e termina com grupo Anjos do Forró, que está programado para entrar no palco a partir das 19h. 


Secretarias relacionadas: