Angraprev premiado em seminário previdenciário

No estado do RJ, somente Angra e Nova Iguaçu possuem o nível 3 do Pró-Gestão, programa do governo federal

Quarta-Feira, 05/04/2023 | .

O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) foi presença marcante na edição 2023 do Seminário Previdenciário da Associação das Entidades de Previdência Municipais e do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj). O encontro foi realizado nos dias 27 e 28 de março, em Itaipava, Petrópolis. Além das discussões pertinentes à área, durante o evento foram entregues os troféus do Pró-Gestão, sendo Angra, por meio do Angraprev, um dos 19 municípios agraciados.

Com o tema “Perspectivas dos investimentos em um novo ciclo da administração pública federal”, o seminário reuniu representantes do setor previdenciário de diversos municípios e do estado. Servidores do Angraprev, incluindo a presidente do instituto, Luciane Rabha, receberam o troféu pelo nível 3 do Pró-Gestão, programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão.

No estado do Rio de Janeiro, somente Angra dos Reis e Nova Iguaçu possuem o nível 3. O Angraprev conseguiu aumentar o nível de sua certificação no Pró-Gestão, passando do 2 para o 3, em dezembro do ano passado, quando avaliadores vieram a Angra realizar a auditoria.

O Pró-Gestão avalia e certifica os institutos no que diz respeito a melhores práticas de controle interno, governança, transparência, qualidade e funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos etc.

– Tão importante quanto o nível 3 no Pró-Gestão é termos nossa equipe consolidada. Os profissionais e conselheiros do Angraprev são muito importantes nas etapas do programa. No ano passado realizamos nosso primeiro concurso público e estamos ampliando nosso corpo efetivo. Ninguém melhor que nós, servidores públicos, para administrar a nossa previdência – disse Luciane Rabha.

Uma boa certificação no Pró-Gestão proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona e ampliar seus investimentos; internamente, ela ganha em conhecimento, organização e melhoria nos processos, evitando o retrabalho, reduzindo custos e alcançando maior eficiência e racionalização. O selo Pró-Gestão serve para atestar, explicitamente, que determinada situação declarada pelo instituto é verdadeira, obtida segundo procedimentos padronizados e documentados, reavaliada e renovada periodicamente.