Ação Comunitária no Centro de Angra

Prefeitura e Fecomércio reúnem serviços à população: responsabilidade social com o apoio do município

Domingo, 28/02/2010 | .

A Prefeitura de Angra realizou neste sábado, dia 27, em parceria com o Sistema Fecomércio/RJ, o projeto Ação Comunitária Sesc/Senac, que reuniu diversas atividades e serviços oferecidos à população, das 9h às 16h, na Praça do Porto, Centro. O evento reuniu centenas de pessoas.

 O Sesc trouxe para Angra serviços como aferição de pressão arterial, glicose e colesterol, que eram os mais concorridos, com direito à orientação nutricional, além de oficina de fuxico, que é a confecção de objetos como chaveiros e pequenos enfeites feitos com retalhos de tecidos, orientação nutricional, técnicas de higiene bucal, aplicação de fluor, oficinas de confecção de pipas, com dicas sobre como soltar pipa com segurança, não usando cerol e evitando brincar perto de fios elétricos ou telefônicos. Houve ainda atividades recreativas para as crianças e muita música.

 O Senac ofereceu corte de cabelo, oficina de arranjos florais, e shiatsu, uma técnica japonesa de massagem. As três atividades somadas atenderam em torno de 500 pessoas, segundo a instituição. 

 O vice-prefeito Essiomar Gomes – que também é vice-presidente da Fecomércio/RJ e presidente do Sindicato do Comércio de Angra, Paraty e Mangaratiba (Sicomércio) –, ressaltou que esta parceria vem de longa data.

 – Angra vem recebendo há mais de dez anos os projetos do sistema Fecomércio, que contam com as ações do Sesc e do Senac na periferia do município. Desta vez decidimos fazê-lo no Centro. É uma iniciativa importante que proporciona um dia de lazer para as crianças e serviços de saúde e de cidadania para a população em geral. Isso representa o trabalho social do comércio e a integração da prefeitura no projeto também é muito importante – disse Essiomar. O vice-prefeito adiantou que o projeto Ação Comunitária será realizado no Parque Mambucaba, em abril, no Areal, em maio, e em Jacuecanga, em junho.

 O coordenador de Ação Social do Senac-Rio, Romeu Lima Filho, também destacou a responsabilidade social do projeto.

 – A ideia é estar trazendo serviços e aprendizagem para as pessoas, colaborando com a comunidade. A oficina de arranjos florais, por exemplo, pode ser usada como geradora de renda pelas pessoas que participam – afirmou o coordenador.
 
 A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) também participou com oficinas e material explicativo de orientação para o combate à dengue e sobre como evitar a Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis. A Fundação Leão XIII atendeu pessoas em busca de isenção para emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito.

Secretarias relacionadas: