Audiência pública discute transporte para o Abraão

Uma comissão foi formada pela prefeitura para encaminhamentos de questões sobre os problemas com a Barcas S.A.

Quarta-Feira, 29/04/2009 | .

 

O vice-prefeito Essiomar Gomes, representando o prefeito Tuca Jordão, e o presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, participaram da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Angra nos Reis na Vila do Abraão, que discutiu o transporte das barcas para a Ilha Grande. A presidenta do Legislativo, a vereadora Vilma dos Santos, conduziu o encontro que reuniu, além dos vereadores, secretários do governo, representantes da concessionária Barcas S.A., deputados estaduais que participam da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o cumprimento do contrato pela empresa, e a agência estadual reguladora de transportes aquaviários. A Associação de Moradores do 5º Distrito e moradores da vila também estiveram na reunião que aconteceu na quarta-feira, 29.

Embarcações sucateadas, tarifas caras e atrasos constantes foram algumas das reclamações dos usuários do transporte marítimo que motivaram os vereadores a elaborar um requerimento solicitando a participação da CPI no município. A Prefeitura de Angra, concomitantemente, formou um grupo de trabalho para discutir a questão. A primeira reunião aconteceu em março, e encaminhamentos foram feitos no intuito de ajudar a população que utiliza os serviços da Barcas S.A.

-A concessão e a fiscalização são de responsabilidades do estado. Mas o governo municipal está atento a esta questão. O Abraão é a porta de entrada do turismo, 85% dos turistas passam por aqui. Hoje, o que temos não é o serviço mais adequado, o horário inviabiliza o turismo e dificulta a vida do morador, e a barca “Itaipu”, que faz o traslado, é de 1950-falou o presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa.

O gerente de Operações da Barcas S.A., Hugo Quiroga, foi evasivo em suas colocações frente aos questionamentos feitos pelas autoridades presentes, e às perguntas dos moradores da Vila do Abraão. Principalmente quando se referiu ao valor das tarifas: o gerente culpou os barcos de turismo pela oneração das passagens, por cobrarem abaixo do que a empresa cobra.

-Contratamos uma empresa, que a partir de maio estará fazendo sondagem nos cais verificando a situação de cada uma que é utilizada pela empresa. Estamos tentando contratar em Angra duas embarcações, enquanto reparamos as que fazem este trecho, a “Itaipu” e a “Lagoa”. Há uma luz ao final do túnel-frisou o gerente, que teve que se ver frente a frente com a realidade do município, quando um morador mostrou em slides fotos comparativas das embarcações usadas em Angra e em Niterói.

A presidente da câmara, Vilma dos Santos, lembrou que a concessão é uma prestação de serviço público, e como tal, deve ser feita adequadamente.

-O morador sofre com os atrasos constantes e com o valor das tarifas. Vamos fazer um relatório sobre a audiência e entregá-lo ao governador Sérgio Cabral-adiantou a vereadora, que não se satisfez com as respostas do gerente de Operações da Barcas S.A., Hugo Quiroga.

O deputado estadual, Gilberto Palmares, foi enfático ao declarar que a empresa não está cumprindo os termos da concessão que obteve do estado há 11 anos.

O vice-prefeito Essiomar Gomes, que solicitou à Capitania dos Portos mais atenção à fiscalização dessas embarcações, assegurou que o prefeito Tuca Jordão está atento a estas questões, principalmente porque em 19 de março, os moradores da vila ficaram um dia inteiro sem transporte por problemas na embarcação.

-De uma coisa temos certeza, a Barcas S.A está descumprindo as cláusulas do contrato de concessão, e quem sofre com esse descaso é a nossa população. Por orientação do prefeito, o presidente da TurisAngra formou uma comissão para auxiliar a população-disse Essiomar.

No dia 13 de maio, às 10h, no Abraão, haverá uma reunião desta comissão, da qual dois vereadores farão parte, para discutir os procedimentos que serão tomados de agora em diante, após a audiência pública.

Secretarias relacionadas: