O Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) realizou a segunda aula inaugural do ano recebendo seus 250 novos alunos aprovados no último vestibular de julho, para diversos cursos superiores. A primeira aula aconteceu no início do ano, para cerca de 250 alunos.
A segunda aula inaugural, na manhã de domingo, 26, das 9 às 12h, no prédio principal do Polo Professor Jair Natalino Travassos, no Village Jacuecanga, onde funcionam os cursos, reuniu alunos, professores e ex-alunos.
Um dos novos alunos é o universitário João Mejdalani, que está ansioso para iniciar o curso de computação.
- Parei de estudar em 1978, quando terminei o segundo grau, porque os cursos superiores que me atraíam estavam no Rio de janeiro, e eu não tinha condições de sair da cidade para estudar. Tive que trabalhar, constituí família e adiei o sonho que agora vou poder realizar- afirmou ele.
O Cederj é um consórcio administrado pela Fundação Centro de Ciência do Estado do Rio (Cecierj), que reúne o município de Angra e os governos estadual e federal, e oferece cursos superiores semipresenciais para todos as pessoas interessadas, com material educativo gratuito e orientação de tutores.
Participaram da mesa de abertura do evento a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha; a diretora do polo de Angra, Maristela Pimenta; representando o Cederj, a palestrante do dia, professora Maria Antonieta Teixeira de Almeida; e o representante estudantil professor Alexandre de Souza.
Durante o ato, a secretária Luciane Rabha explicou que o prefeito Tuca Jordão não pôde comparecer à aula inaugural porque estava fora do município, a serviço. A secretária parabenizou os novos universitários e os encorajou a serem determinados.
- Vocês estão tendo uma oportunidade ímpar, que muitas pessoas, como eu, não tiveram, que é fazer um curso superior em universidade federal de qualidade, sem precisar sair do município. Por isso devem estudar com afinco, porque os cursos oferecidos pelo Cederj não deixam nada a dever para os demais presenciais, e, com certeza, vão cobrar muito mais dedicação de vocês – garantiu.
Luciane Rabha aproveitou a oportunidade e falou da alegria do prefeito ao saber que o polo de Angra já é o maior e mais importante do estado, com cerca de 2.800 alunos, abrigando os cursos semipresenciais de matemática, turismo, computação, biologia, física, computação, administração, química, e pedagogia , além de cursos de extensão e especialização, de diversas universidades como a UFRJ, Uerj, UFRRJ, UFF, Uenf, UAB e Unifei. O polo ainda abriga em seus espaços o prédio onde funciona o curso presencial de pedagogia da UFF e um curso de pré-vestibular social.
Uma das metas da secretaria de Educação, segundo Luciane, vai ser atingida agora em agosto, que é abrir as portas do Cederj para a comunidade. Para isso, de 11 a 14, a prefeitura realizará no polo a 3ª Semana Acadêmica, que será um momento de enriquecimento do currículo e integração entre alunos, professores e comunidade, com encontros, shows e barraquinhas de come e bebes. Outra novidade comunicada pela secretária é que o polo cederá espaço para as obras da nova escola municipal do Village.
Os demais integrantes da mesa, a diretora do Cederj, Maristela, a palestrante Maria Antonieta e o ex- aluno e atual representante dos estudantes, professor Marcelo, explicaram para os novos universitários sobre todo o funcionamento do Cederj, como acontecem os cursos e todas as dicas necessárias para obterem sucesso na nova empreitada.