Aumenta o número de remoções da Ilha Grande

Nos últimos dez anos houve um crescimento de 349,22 % no número de remoções

Sexta-Feira, 22/01/2010 | .

Ao longo dos últimos anos a equipe de plantão da Defesa Civil Municipal tem prestado serviços de emergência tanto para a população do continente quanto para os ilhéus. Um desses serviços é o de atendimento de socorro aos moradores da Ilha Grande. No ano passado foram registradas 901 remoções em toda a Baía da Ilha Grande. Este número foi superior ao de 2008, que fechou o ano com 817 atendimentos. Somente nos primeiros 18 dias de 2010 já foram registradas 49 ocorrências. Desde 1991, quando se iniciou este trabalho, foram realizados seis partos dentro da lancha da Defesa Civil.

            Nos últimos dez anos houve um crescimento de 349,22 % no número de remoções. Um dos fatores que pode explicar este aumento é o crescimento populacional e a grande circulação de turistas nas ilhas. Entre os diversos motivos de chamadas emergenciais, destacam-se as picadas de cobra e aracnídeos, doenças respiratórias, fraturas e as viroses que provocam febre e diarréia, principalmente nas crianças.

            Os agentes que trabalham em escalas de 24 horas são treinados e capacitados em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e atuam no sentido de resgatar em menor tempo possível vítimas de acidentes e desastres. Um exemplo recente foi o resgate das vítimas do deslizamento do dia 1° de janeiro, que ocorreu na Praia do Bananal (Ilha Grande). A equipe de plantão chegou ao local logo após o acidente e retirou com vida duas mulheres da área atingida pelo desmoronamento de terra, prestando os primeiros  socorros dentro da embarcação, e encaminhando-as ao pronto-socorro.

            A corporação dispõe hoje de três lanchas (SEMDEC I, II e III), que levam em média 20 minutos para percorrer o trajeto entre o continente e a Ilha Grande. Visando um atendimento de excelência, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, lembrou que uma nova lancha está sendo concluída e contará com uma unidade de tratamento intensivo (UTI), que promoverá, desta forma, um atendimento de maior qualidade e segurança para toda a população ilhéu insular.

Secretarias relacionadas: