Auto da Paixão atrai grande público

O belo espetáculo foi encenado pelo Grupo Jovem Esperanças do Amanhã, da Igreja Católica

Segunda-Feira, 05/04/2010 | .

Um Auto da Paixão, onde a plateia participa ativamente cantando e acompanhando as passagens da crucificação de Cristo, se torna muito mais forte e emocionante quando os atores saem do palco e interagem com a multidão. Foi assim que o grupo jovem da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Angra dos Reis, apresentou o espetáculo religioso A Paixão de Cristo, na noite de sexta-feira, em frente ao convento do Carmo, para milhares de pessoas, fiéis e turistas, que tomaram conta da praça e fecharam as ruas próximas à encenação. Mais de 5 mil pessoas assistiram ao ato.
Jesus foi interpretado com maestria por Luan Dutra, e Maria, pela bela jovem Tamires Brás. Ambos não se consideram atores, mas na verdade fizeram o papel com tanto profissionalismo e fé que emocionaram o público. Junto com eles, cerca de 30 jovens tornaram o espetáculo um grande sucesso. Eles prometem ainda mais empenho para o ano que vem.
O auto foi criação coletiva do grupo de jovens da Igreja Católica Esperança do Amanhã, que se esmerou nos mínimos detalhes. O apoio para o evento veio de muitas partes, e o da prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural (Cultuar), foi um dos mais importantes fornecendo, palco, tecidos para o figurino e sonorização.
A encenação começou com o ato do lava-pés, onde Jesus enfatizou a mensagem de que o “servo não é menor que o seu Senhor”. Seguiu com a realização da última ceia, a revelação de que um dos integrantes iria trair Jesus e a passagem do Monte das Oliveiras onde Jesus levou Pedro, Tiago e João para rezar. A cena seguinte, a da prisão de Cristo, foi uma das mais fortes e emocionou a plateia, que cantou hinos religiosos junto com o grupo jovem. No julgamento de Cristo e Barrabás, os atores se misturaram à plateia e pediram para condená-lo e soltar Barrabás, como retratam as passagens bíblicas, surpreendendo a multidão, que não esperava a interação. O espetáculo seguiu com a crucificação de Jesus, saindo do palco e percorrendo os arredores, entre a multidão carregando a cruz.

Secretarias relacionadas: