A secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, esteve nesta manhã, 6, em Angra dos Reis, para prestar solidariedade em uma reunião com o prefeito Tuca Jordão no Centro de Crises, montado no Centro de Estudos Ambientais (CEA) na Praia da Chácara.
Benedita esteve também visitando o posto de arrecadação de donativos, no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), e acompanhou o trabalho, que está sendo desenvolvido pela primeira-dama, Alessandra Jordão, na organização de todas as doações às famílias que sofreram perdas nas chuvas e deslizamentos na virada do ano.
– Eu coloco toda a estrutura da Fundação Leão XIII à disposição da Secretaria de Ação Social para a emissão das segundas vias dos documentos perdidos, e na isenção das taxas deles, para as pessoas que precisam reconstruir suas vidas. Também estou viabilizando uma campanha para arrecadação de utensílios domésticos, como panelas, filtros, eletrodomésticos, e outros, que sejam de caráter emergencial, às famílias vitimizadas – falou a secretária, afirmando ainda que também já está sendo realizado um levantamento, junto à Receita Federal, de apreensões efetuadas para que sejam doadas, também.
No Ceav, a primeira-dama Alessandra Jordão mostrou para Benedita toda a estrutura de organização das doações e explicou que as entregas, fora as dos abrigos, estão sendo realizadas por etapas.
– Estamos atendendo agora o bairro do Belém, onde muitas famílias perderam tudo. Primeiro mandamos roupas, depois kits de materiais de higiene e limpeza, alimentos e assim vai. Os empresários locais estão nos ajudando e emprestando caminhões – falou ela, que estava acompanhada, também, da secretária municipal de Ação Social, Jane Veiga.
Elas aproveitaram e conversaram com Vanessa Conceição Domingos, de 28 anos, que foi buscar algumas doações para sua família. Alessandra apresentou o caso a Benedita.
– Vanessa perdeu um filho, avó, tio, tia e sete primos, além de sua casa no Morro da Carioca. Ela precisa muito de nossa ajuda. Já estamos providenciando a questão documental para o aluguel social e vamos dar todo o suporte psicossocial, também – contou Alessandra. Benedita também colocou toda a estrutura de atendimento psicológico da Fundação Leão XIII às vítimas da tragédia.
Até terça-feira, já tinham sido arrecadadas quase 25 toneladas de alimentos, 80 mil litros de água mineral e mais de 95 mil peças de roupa, incluindo calçados, roupas de uso e de cama, mesa e banho. Em materiais de limpeza e higiene, 3 toneladas.
Alessandra pede ainda que sejam doadas roupas de cama, como lençois, travesseiros, fronhas, cobertores e toalhas de banho e rosto, pois estão sendo montados kits para cada pessoa.
A campanha de doações de donativos continua. O posto de arrecadação é no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav) – Rua Coronel Carvalho, 232 – e os telefones da central de doações são: (24) 3367-8107 e (24) 9999-6314.
A Prefeitura de Angra também abriu uma conta bancária para doações. Os interessados que quiserem ajudar podem fazer depósitos no Banco do Brasil, na agência 0460-x e C/C nº 74500-6, em nome de Prefeitura de Angra – Calamidade Pública. São aceitas doações de qualquer valor.