Está obtendo ótimos resultados a Operação de Ordenamento do Cais dos Pescadores, iniciada há exatamente um mês pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e apoiada por diversas outros segmentos do governo municipal.
Toda a área está sendo desafogada, com ponto fixo de entrega de lixo e varrição, sem ambulantes clandestinos e com caminhões de carga e descarga se adequando aos critérios estabelecidos pela Prefeitura, além de trânsito ordenado, sem veículos estacionados durante longos períodos na beira do cais.
Na sexta-feira, 20, durante instalação de um Ponto de Entrega Voluntária de Descarte (PEV), podia-se notar as melhorias ocorridas no local. Tudo isso está sendo conseguido depois que o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Tabet, implantou um serviço permanente de fiscalização e trabalho educacional em todo Cais de Turismo, atendendo solicitação do prefeito Tuca Jordão.
-O Cais dos Pescadores é uma das portas de entrada que o turista utiliza para conhecer nosso mar. É também um ponto imprescindível para embarque e desembarque dos moradores da ilha com suas compras e materiais diversos. Por isso, ele vai precisar sempre de uma atenção especial, como a que estamos dispensando. Para tanto estamos dando prioridade ao andamento deste projeto. Nossa presença no cais, com agentes de meio ambiente e fiscalização, como o que vemos agora, não se restringirá apenas à época do verão. Estaremos aqui constantemente, e mais melhorias serão implantadas – garante o prefeito.
No Ponto de Entrega Voluntária de Descarte, instalado pela prefeitura no local, o movimento é constante durante todo o dia, conforme explica o responsável pelo setor de Resíduos Sólidos da Gerência de Controle de Projetos Ambientais, da Secretaria de Meio Ambiente.
_ Recebemos no PEV todo o lixo que vem em sacos, que distribuímos para as embarcações e damos destinação adequada a eles; estamos prontos também para receber descartes de podas e entulhos da área e ruas próximas. Nossos agentes de meio ambiente estão presentes aqui diariamente e são imprescindíveis para que o ordenamento consiga atingir nossos objetivos, que é um Cais dos Pescadores funcionando com limpeza, sem atropelos, atendendo aos nossos pescadores, ilhéus e turistas – assegura Fábio Jordão, do setor de Resíduos Sólidos.