A equipe do Programa de Saúde do Idoso, da Fusar, em parceria com profissionais da Secretaria de Ação Social e da Subsecretaria de Esporte e Lazer, organizou nesta quarta-feira, dia 25, uma caminhada ecológica na Banqueta. Cerca de 40 pessoas da terceira idade participaram da atividade, que busca promover o envelhecimento ativo e estimular hábitos saudáveis.
– Envelhecimento saudável não é só a ausência de doenças, mas manter hábitos como a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada – ressalta Míriam Mouzinho, coordenadora do programa.
Outro objetivo do passeio ecológico é a integração entre os participantes. Os grupos de idosos vieram do Centro, Sapinhatuba, Banqueta e Balneário. – Isso é bom para que eles façam novas amizades. Quem é daqui da Banqueta gosta de receber quem é de fora e vice-versa – explica a coordenadora. – É muito gratificante trabalhar com idosos. São pessoas com as quais você aprende muito, pois eles têm muitas histórias, muita experiência – conclui Míriam sobre seu trabalho à frente do programa.
Além de ser uma atividade física e recreativa, outra motivação da caminhada ecológica foi discutir a questão ambiental, promovendo a integração entre o homem e a natureza. Durante o percurso, de cerca de 2km, foram feitas várias pontuações sobre o meio ambiente e a importância da preservação. O ponto alto da caminhada foi a visita à cachoeira Borboleta Azul, onde todos fizeram uma parada para se refrescar na manhã de calor. Alguns mergulharam, outros, se contentaram em molhar pés, mãos e rosto.
Maria Helena Martins Oliveira, moradora do Balneário, faz parte de um dos grupos assistidos pelo programa há cinco anos. Ela nunca havia visitado aquela área da Banqueta.
– Não estou cansada. Se amanhã tivesse de novo, eu estaria aqui. Você se distrai e conhece pessoas novas – disse Maria Helena. Ela lembra que antes de começar a participar de atividades voltadas para a terceira idade, teve problemas emocionais e dificuldades para dormir. – Agora estou dormindo que é uma maravilha – conta Maria Helena. Sobre as diversas atividades de que participa, como os passeios, dança e reuniões, ela diz: – É muito bom, espero que não acabe nunca.