Campanha SOS Paraty

Campanha mobiliza os angrenses que se solidarizam com os paratienses

Quinta-Feira, 15/01/2009 | .

O ditado popular que diz que a união faz a força, realmente funciona na prática. Depois da chuva de 200 milímetros que arrasou Paraty, na madrugada do último sábado, 10, está chovendo solidariedade sobre a cidade. Doações de diversos estados estão chegando e, em Angra dos Reis, uma campanha está sendo realizada para ajudar os vizinhos paratienses que sofreram perdas com a enchente.

A iniciativa para mobilizar Angra em ajudar Paraty foi do prefeito Tuca Jordão, que, imediatamente à notícia da enchente, se reuniu com o vice-prefeito Essiomar Gomes, para traçar uma estratégia e ajudar a cidade vizinha. A primeira-dama Alessandra Jordão está à frente da campanha e realiza um belíssimo trabalho em conjunto com as demais secretarias e fundações, como a Fusar, que enviou uma ambulância para atender aos paratienses. A Secretaria de Ação Social, Subsecretaria de Comunicação e a Defesa Civil aceitaram, também, o pedido do prefeito e, em união com o Saae e com algumas empresas da cidade, estão realizando a campanha.

A campanha tem seus postos de arrecadação em tendas na Praça da Matriz e na Praça Codrato de Vilhena. As sedes da Defesa Civil do São Bento, do Perequê e do Frade também estão recebendo o material, bem como as subprefeituras nos bairros, que se mobilizam com o recolhimento e abordagem de pessoas. Todos os dias estão sendo enviados donativos, e amanhã,uma equipe da Secretaria de Ação Social visitará Paraty para, de perto, atender as necessidades e fazer mais entregas de colchões, cobertores, alimentos e água.

Vale destacar a atuação da Defesa Civil de Angra, que com experiência no assunto, está operando junto à Defesa Civil de Paraty. Foram enviados, no domingo, seis homens, que trabalharam cerca de 16 horas ininterruptas para ajudar no restabelecimento dos dutos de água - Por já termos sofrido uma enchente e tromba d‘água, com altos índices de pronto-atendimento à população, que sofreu com perdas irreparáveis, temos experiência para ajudar – revela o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares. Para fazer um laudo técnico da situação em que se encontram as casas atingidas pela enchente, ontem, quarta-feira, e hoje, um engenheiro também foi enviado.

Segundo a secretária de Ação Social Célia Jordão, até ontem foram entregues mais de 600 kg de alimentos, 150 colchonetes, 150 cobertores, 22 mil litros de água potável, doados por empresas como a Mineração Padre Manoel Ltda. e outras, e caminhões-pipa do Saae, que estão de prontidão em Paraty, já que o abastecimento de água do município ainda não foi restabelecido. A primeira-dama de Paraty também recebeu apoio da secretária, que ao telefone, lhe prestou solidariedade. - Como já sofremos isso na pele, jamais poderíamos deixar de estender a mão – frisa Célia Jordão.

Angra dos Reis é uma cidade muito solidária, e a população está comparecendo aos postos de recolhimento maciçamente. No Esal Supermercados, também estão funcionando postos de arrecadação, e enquanto houver necessidade, a campanha continua de pé.

Secretarias relacionadas: