A campanha de doações para as famílias vitimizadas pelas chuvas e deslizamentos no Morro da Carioca, Centro, e na Praia de Bananal, Ilha Grande, nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, em Angra dos Reis, continua a todo vapor.
A primeira-dama do município, Alessandra Jordão, está encabeçando essa corrente de solidariedade, e desde o dia 1º, às 13h, abriu, na quadra do Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav) – Rua Coronel Carvalho, Nº 232 – o posto de entrega de doações para os desabrigados e desalojados .
O posto, aberto das 9h às 21h, está sensibilizando a população de Angra e turistas que estão hospedados na cidade. Segundo Alessandra, até turistas estrangeiros estão participando e trazendo alimentos, água e ajudando como podem.
Até domingo foram arrecadadas 11,5 toneladas de alimentos, mais de 35 mil peças de roupas, incluindo roupas de cama, de uso e calçados, e 28 mil litros de água mineral. E os materiais estão sendo entregues nos quatro abrigos que estão funcionando em escolas municipais nos bairros da Japuíba, Parque Mambucaba, Morro do Abel e Praia Vermelha, Ilha Grande. O número parcial de entregas, até domingo, estava em torno de cinco toneladas de alimentos, 16 mil peças de roupas e 14 mil litros de água.
Alessandra faz um pedido especial aos empresários do país para que façam doações também. – Se não puderem fazer em materiais, façam em espécie. Já abrimos uma conta no Banco do Brasil e aguardamos a ajuda de todos – solicita ela, que conta ainda, que a necessidade maior está em água mineral, fósforos e velas. – Estamos nos prevenindo, pois tem feito muito calor e sabemos dos riscos que corremos com as chuvas que poderão cair aqui – explicou.
O número de desabrigados e desalojados está diminuindo, como no Ciep 495, no Parque Mambucaba, onde estão desabrigadas três famílias, sendo que 11 pessoas estão na Fundação Bezerra de Menezes, na mesma localidade. No Morro do Abel, a E.M. Professor Lomeu Bastos abriga 26 desabrigados e dois desalojados. Já na Japuíba, são 26 desabrigados e 111 desalojados, que estão na E.M. Cleusa Jordão. Na Praia Vermelha também existem 70 desabrigados. Muitos foram para as casas de parentes em outras praias e outros estão na E.M. Ayrton Senna.
A Prefeitura de Angra também abriu uma conta bancária para doações. Os interessados que quiserem ajudar podem fazer depósitos no Banco do Brasil, na agência 0460-x e C/C nº 74500-6, em nome de Prefeitura de Angra – Calamidade Pública. São aceitas doações de qualquer valor.
Os telefones para contato são: (24) 3367-8107 e (24) 9999-6314.