Capacitação do Lacenn em Angra

Prefeitura capacita profissionais no município para a coleta de amostras de suspeitas do vírus H1N1

Quarta-Feira, 01/07/2009 | .

Nesta quarta-feira, 1º de julho, Angra dos Reis recebeu a equipe do Laboratório Central Noel Nutels (Lacenn) para realizar uma capacitação com  profissionais da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) e do Hospital de Praia Brava. Eles vieram para mostrar como deve ser feita a coleta e transporte de amostras clínicas de casos suspeitos da gripe, chamada Influenza A, ou nova gripe, como tem sido conhecida pela mídia nacional.

Na parte da manhã, a capacitação foi realizada no Centro de Estudos Ambientais (CEA) e contou com cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, considerados multiplicadores nas unidades de saúde do município.  Na parte da tarde, o treinamento foi realizado com a equipe do laboratório do Hospital da Praia Brava, formada por cinco profissionais.

As instruções foram passadas pelo gerente de Biossegurança do Lacenn, Rodrigo de Carvalho e pela diretora-geral do laboratório, Rosane Marinelli.  O objetivo era capacitar profissionais de saúde para realizar procedimentos biosseguros de coleta e transporte de amostras clínicas de casos suspeitos da síndrome gripal ou doença respiratória grave, causado pelo vírus H1N1.

Na ocasião, foram discriminadas as competências das unidades de saúde  para os procedimentos de coleta. Dentre elas: dispor de local diferenciado para a realização dos procedimentos; cuidar para que no momento da coleta só permaneçam no local o paciente e os profissionais envolvidos; e garantir o fornecimento de máscara ao paciente, o que não isenta o profissional da utilização de máscara N-95, mesmo no contato inicial.

Também foram passados conhecimentos sobre o uso dos chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPI), obrigatórios, que são as máscaras N-95 para os profissionais, luvas duplas, aventais e toucas descartáveis, óculos de segurança, protetor facial e sapatilhas, também descartáveis. 

O Lacenn, através do Ministério da Saúde, explicou que, para a realização da coleta das amostras, estará disponibilizando um kit, composto de três swabs, uma espécie de cotonete para a coleta de material  da mucosa do nasal  e da faringe; tubo de cultura; frasco para transporte; e as fichas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Lacenn, em duas vias, para preenchimento de dados pessoais e clínicos do paciente. A Fusar se responsabilizará pela caixa de isopor, necessária para a conservação das amostras e pelos recipientes para isolamento, dentre outros itens do kit, como a máscara cirúrgica para os pacientes.

Também foi realizada uma demonstração com voluntários, dos procedimentos aprendidos durante a capacitação, e logo após o treinamento, os profissionais receberam um certificado de participação, importante para o currículo profissional.

A previsão para os resultados dos exames de dois dos três casos suspeitos no município é para o final da tarde desta quarta-feira. Mas, até a publicação desta nota ainda, não haviam sido divulgados.

Secretarias relacionadas: