Carnaval da melhor idade

Secretaria de Ação Social levou 140 idosos angrenses para participarem do Baile de Carnaval no Maracanãzinho

Terça-Feira, 17/02/2009 | .


Cerca de 140 idosos angrenses participaram, nesta segunda-feira (16/2), do Baile de Carnaval da Melhor Idade, organizado pela equipe da Secretaria de Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. O evento, que acontece pela segunda vez no estádio do Maracanãzinho, reuniu 14 mil idosos dos 92 municípios do Estado. 

O governador Sérgio Cabral esteve presente, e ressaltou a importância do baile para a sociedade. Ele, que em sua trajetória política criou leis em defesa dos idosos, como a que dá gratuidade no transporte público, prioridade no atendimento judiciário e meia-entrada nos cinemas, declarou, vibrante:

–  O baile é um sucesso e já podemos entrar para o Guiness Book, pela presença de cerca de 14 mil participantes. É a terceira idade demonstrando vida, demonstrando aquilo que eu sempre disse, e que tem na música dos Titãs: “A gente não quer só comida/ A gente quer comida, diversão e arte”. A vinda a um baile como este me dá energia para enfrentar tudo o que vem pela frente. Vou continuar trabalhando para fazer o Rio de Janeiro cada vez melhor para se viver – discursou.

Segundo o secretário de Governo, Wilson Carlos Carvalho, um dos responsáveis pela execução do baile no Maracanãzinho, o evento será realizado novamente no mês de junho, com o tema Festa Junina. Responsável pela infraestrutura do baile, a secretária de Turimo, Esporte e lazer, Márcia Lins, colocou funcionários para trabalhar no evento, montou a decoração da festa e garantiu o atendimento médico, colocando à disposição dos participantes ambulâncias e médicos. 

Com o apoio da Secretaria de Ação Social de Angra, todos os idosos participantes dos sete Núcleos de Convivência da Melhor Idade foram convidados ao baile. Os núcleos, que são no Belém, Frade, Balneário, Campo Belo, Monsuaba, Perequê e  Banqueta, têm em média cerca de 30 idosos cadastrados, que somam 238, ao todo. Atividades para a socialização e valorização da autoestima são desenvolvidas, e projetos como o Coral da Melhor Idade, que há cinco anos existe no município, têm rendido prêmios para a secretaria. 

Em 2007, o Projeto Contando e Cantando Histórias, desenvolvido pelo coral, em parceria com o contador de histórias Glauter Barros, ficou entre as 21 melhores iniciativas culturais do Estado no Prêmio Cultura Nota 10.

Secretarias relacionadas: