Carnaval e ambiente protegido

Prefeitura intensifica ações preventivas para garantir carnaval ambientalmente correto

Terça-Feira, 17/02/2009 | .

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Angra dos Reis  colocou  o “bloco na rua” há tempos. Toda a equipe está realizando um trabalho sistemático para contribuir, de fato, para que o carnaval da cidade seja,  ambientalmente,  o mais correto dos últimos tempos.  Instalação de Ecoponto de Descarte de Lixo (fixo) no Cais de Santa Luzia, de um  Ponto de Entrega Voluntária  de Descarte  ( rotativo), na Estação de Embarque Santa Luzia, e um grande trabalho de mobilização ambiental em todo o município, principalmente nas praias e ilhas, são algumas das ações que estão sendo implementadas. 
 O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tabet,  adianta que a equipe da secretaria (composta por  secretário, subs, gerentes, coordenadores, mobilizadores ambientais e fiscais) já está de plantão até a quarta-feira de Cinzas,  intensificando diversas ações preventivas, diretas e indiretas, que estão em andamento.
 Segundo Ricardo,  as  ações pontuais, no momento e durante o período do carnaval, priorizarão o controle e ordenamento da ocupação do solo em  todo  município,   quando a população da cidade é muito maior,   quase triplica, devido às belezas naturais que encantam e atraem milhares de turistas.
- Estamos com nossos mobilizadores ambientais presentes em todas as praias do continente, nas praias da Ilha da Gipóia, nas principais praias da Ilha Grande, como Abraão  e Aventureiro, e na Ilha de Cataguás. Vamos também coibir a montagem de campings irregulares e desmatamentos, fiscalizar o funcionamento de flutuantes, barcos-bar, comércio ambulante e, principalmente, orientar a população para que corrija as irregularidades- informa Ricardo.
Ele explica que na Praia do Aventureiro estão sendo feitas ações para acompanhar o controle do Plano de Cargas, que permite   somente a permanência de  528 turistas no local e,  em Cataguás,  para que seja obedecida a presença de, no máximo, 348 pessoas simultaneamente na ilha.  
Nas demais praias, cais e pontos turísticos da cidade, os mobilizadores da Secretaria de Meio Ambiente  estão oferecendo ajuda aos  turistas e moradores da cidade, para que mantenham o meio ambiente limpo, distribuindo folhetos explicativos e sacos plásticos para que recolham o lixo produzido durante os passeios e o descartem em locais apropriados como ecopontos,   lixeiras públicas e pontos de entrega voluntária.
Toda a ação receberá o apoio do Batalhão Florestal, helicópteros, lanchas e demais equipes, como PM, Capitania dos Portos e Ibama, importantes parceiros da prefeitura de Angra, principalmente na realização de ações desenvolvidas em períodos de grandes feriados.

Secretarias relacionadas: