Cartilha contra as drogas foi lançada em Angra

5 mil exemplares serão distribuídos para crianças de 7 a 12 anos em todas as unidades educacionais do mun

Sexta-Feira, 30/04/2010 | .

 

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou, na quinta-feira, 29, o lançamento da cartilha “O brasileirinho”, na E.M. Tânia Rita de Oliveira, no Belém. A cartilha é uma parceria da prefeitura com a Associação Nacional  dos Servidores da Polícia Federal (Ansef), que, junto ao Programa Nacional de Prevenção às Drogas, elaborou uma cartilha educacional contra o uso de substâncias lícitas e ilícitas que causam dependência física ou psicológica.

O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre diretores e coordenadores da rede municipal de educação, e com a representação das empresas angrenses (Marina Verolme, Unimed, SRD Offshore e Senhor do Bonfim), que patrocinaram a impressão de 5 mil unidades,  a serem distribuídas para os alunos do 1º e 2º ano das escolas públicas do município.

A secretária de Educação, Luciane Rabha, em sua fala, ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido na secretaria através de um núcleo que acompanha, periodicamente, todos os profissionais que lidam com alunos. “Nossa meta é capacitar desde as merendeiras às diretoras para lidarem com esse assunto das drogas com mais destreza e humanidade. Só com o poder público é impossível, ainda bem que podemos contar com a iniciativa privada”, falou. Ela ainda contou sobre os projetos futuros, como “A casa do educando” e “A casa do menino aprendiz”, que visa dar amparo no contraturno à alunos usuários de drogas e para adolescentes grávidas.

O delegado-chefe da Polícia Federal do Rio de Janeiro, Fábio Galvão da Silva Rêgo, responsável por trazer o projeto para o município, frisou a importância da prevenção: “As pessoas dão muito valor à apreensão e repressão ao investir milhões nisso. Deveríamos fazer o caminho anterior e pensar que é hora de mudarmos o conceito desde a infância. Achamos que o problema é da polícia e dos demais órgãos, mas o problema da droga é de cada um de nós”, ressaltou ele.

No início do evento, cerca de 10 crianças, do 1º e 2º anos, encantaram a todos ao fazerem uma oração contida na cartilha, que pede a Deus para guiar os pensamentos e ações de pais, parentes, amigos, professores e dirigentes do país para combaterem o uso das drogas.

A cartilha aborda duas modalidades de drogas: as lícitas (álcool e cigarro) e as ilícitas (maconha, cocaína, crack e outras) e contém 26 páginas de atividades para as crianças, finalizando com uma redação.

O vereador Ilson Peixoto esteve presente ao evento e a presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Maria de Betânia Garcia, também.

Vale ressaltar que a escola do Belém foi escolhida para sediar o lançamento por ser uma das maiores do município, com cerca de 1.545 alunos.

Secretarias relacionadas: