O prefeito Tuca Jordão esteve nessa quarta-feira, dia 4, no Parque Mambucaba, juntamente com a Coordenadoria da Juventude, para a inauguração da primeira Casa da Juventude de Angra. O local será um espaço cultural, educacional e de lazer voltado para público jovem. A Casa da Juventude irá oferecer cursos e oficinas de artesanato, deejay, dança, teatro, música etc. Será também um espaço para ensaios de bandas, fanfarras e palestras educativas.
A Casa da Juventude irá funcionar em uma sala cedida pela Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba e inclui uma quadra desativada ao lado da sede da associação. Foi nela que a cerimônia de inauguração foi realizada.
– Vocês estão tendo uma chance única de crescer e desenvolver a cultura e a educação aqui no Parque Mambucaba. Estou aqui hoje porque acredito na união dos jovens em busca de um ideal – disse Tuca Jordão, dirigindo-se aos jovens.
Tuca falou do orgulho de ter sido o primeiro subprefeito do Parque Mambucaba, função que ocupou por um ano, e de seu carinho pelo bairro e seus moradores.
– Mesmo com tantos problemas na cidade, o Parque Mambucaba é o bairro que mais recebe recursos da prefeitura – afirmou o prefeito, citando como exemplo as 50 ruas que estão sendo pavimentadas atualmente no bairro. Tuca também ressaltou a construção do Cefet no local. A escola técnica vai impulsionar o ensino profissionalizante na região. Ainda na área educacional, Tuca anunciou uma reforma na Escola Municipal Nova Pereque, que inclui a cobertura da quadra e a construção de uma piscina semiolímpica.
– A Nova Perequê será a primeira escola municipal de Angra a ter uma piscina – destacou.
Tuca citou ainda dois importantes projetos para o bairro: um centro de eventos, que irá funcionar em uma área de 5.000 m2 desapropriada pela prefeitura, na avenida Francisco Magalhães de Castro, ao lado do Supermarketing; e um projeto habitacional que está sendo desenvolvido para o bairro e será implementado através do programa Minha Casa, Minha Vida.
Zélio Nascimento, coordenador municipal da Juventude, lembrou que a Casa da Juventude é um projeto que surgiu para atender os anseios dos jovens locais, e que vem sendo trabalhado desde maio, quando a coordenadoria foi lançada. Ele agradeceu as parcerias com as Secretarias de Ação Social e de Educação e com a Cultuar. Também agradeceu ao prefeito Tuca Jordão, à subsecretária de Gestão de Projetos, Alessandra Jordão, e ao subprefeito do Parque Mambucaba, Silas Gonçalves, que participou da cerimônia.
O jovem Pedro Henrique, do grupo de dança e teatro Angrarte, do Parque Mambucaba, agradeceu ao prefeito Tuca Jordão em nome dos jovens moradores do bairro.
– Eu acho que é hora da juventude se unir e fazer a diferença neste lugar – disse Pedro, que também fez agradecimentos ao diretor do Angrarte, Fabiano Leite.
O grupo Angrarte participou da festa com uma apresentação de hip-hop. Em seguida foi a vez da Associação de Capoeira Guerreiros de São Jorge. O grupo de fanfarra Galloway e a Trupe do Descoco, do bairro do Frade, também se apresentaram.
As inscrições para cursos e oficinas na Casa da Juventude já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3368-5158. A Coordenadoria da Juventude pretende expandir o projeto pelo município.
– Nossa próxima batalha é criar a Casa da Juventude na Japuíba. Inclusive se algum empresário estiver interessado em nos apoiar estamos aí – disse Zélio.