Centro Cultural comemora 9 anos com muita festa

O encerramento da festa aconteceu no domingo com o tradicional corte do bolo e Parabéns pra você

Segunda-Feira, 25/05/2009 | .

 


Cerca de 1.500 pessoas passaram pelo Centro Cultural Theophilo Massad, desde a abertura das comemorações pelo nono aniversário do espaço cultural, na quinta-feira, 21. O encerramento da festa aconteceu no domingo, 24, com o tradicional corte do bolo, acompanhado pelo Parabéns pra você, cantado pelos funcionários do Centro e pelas pessoas presentes que assistiram antes, “A corrente de Eléia”. O espetáculo teatral encerrou a programação recheada de oficinas, filmes, música e premiações pelo V Salão de Artes Plásticas e do XXIV Concurso de Poesias “Brasil dos Reis”.

-Quem faz o sucesso do Centro Cultural Theophilo Massad são as pessoas que apóiam, participam e comparecem a todas as atividades oferecidas pelo espaço. O centro ainda vai comemorar muitas e muitas datas importantes como esta-falou o presidente da Cultuar, Mário dos Anjos que chamou todos os funcionários que trabalham em prol da cultura para uma foto ao lado do bolo.

A programação de aniversário, variada e de qualidade, foi gratuita e recheada de atrações, com música do Grupo Contos y Cantos, teatro, vídeos, filmes clássicos para a garotada, contação de histórias, exposições de artes plásticas, poesias e oficinas de teatro.

Na abertura da festa de aniversário, centenas de pessoas lotaram o auditório do Centro Cultural para prestigiar a apresentação do recital, que apresentou composições de renomados artistas brasileiros, como Heitor Villa-Lobos.

Histórico do Centro Cultural

O Centro Cultural Theophilo Massad foi inaugurado pela Prefeitura de Angra dos Reis no dia 24 de maio de 2000, depois de mais de 20 anos de intensa luta do movimento cultural. A luta pelo teatro de Angra se confunde com a luta pelo tombamento do casarão que se tornaria a Casa de Cultura do município, e simboliza a busca do artista para conquistar espaços, sobreviver e manter viva a chama da arte que dignifica e humaniza uma cidade.

Dono de uma arquitetura inspirada no passado colonial, bastante adequada para a cidade, que é uma das mais antigas do país, o Centro Cultural Theophilo Massad dispõe de dois salões para exposição de artes plásticas e visuais, um teatro com capacidade para 200 pessoas, palco de 10 x 6 metros, iluminação cenográfica, sonorização e material técnico preparado para receber qualquer tipo de espetáculo, além de três camarins com banheiro e espelho em toda sua extensão, uma sala de vídeo devidamente equipada com estrutura de som e vídeo equivalente a uma sala de cinema digital com 50 lugares. Possui também uma sala de música, uma sala de produção, uma sala de administração e dois banheiros sociais. Em 2002, passou por uma grande reforma recebendo novos pisos e nova pintura através de uma parceria com a BR Distribuidora.

O CCTM vem recebendo diversos artistas com as mais diversificadas produções, tanto em nível local como nacional. Dentre eles, o diretor Jorge Fernando, o ator Edwin Luisi, o comediante Luiz Salem, Tônia Carreiro, Natália Timberg, Du Moscovis, grandes espetáculos da Festa Internacional de Teatro (Fita), entre outros. Destacam-se também as produções locais como as do Coral de Angra dos Reis, PC Castilho, Grupo de Teatro Cutucurim, Cia. da Lua, Show de Cenas, Academia Sheila Klautau, Arte do Corpo, entre outros. Além disso são mantidas atividades permanentes e gratuitas como oficinas de teatro, dança e, mais recentemente, exibição de filmes de diversas temáticas.

Secretarias relacionadas: