A Prefeitura de Angra inaugurou, no dia 26, o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do município, localizado no Frade. O projeto é uma ampliação da Creche Municipal Sérgio Louzada Tavares, que teve um acréscimo de quatro salas de aula e passará a atender mais 200 crianças, agora com idade de até cinco anos, totalizando 400.
Na inauguração, o vice-prefeito Essiomar Gomes, representou o prefeito Tuca Jordão, ressaltou a beleza do local e a qualidade do serviço oferecido pela prefeitura ao bairro.
“Serão 400 crianças que terão um local decente e de confiança, onde seus pais podem deixá-las ao irem para o trabalho. Nossa responsabilidade em fazer o melhor garante a vocês a qualidade da educação”, ressaltou o vice-prefeito.
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, falou sobre a importância da ampliação do atendimento da creche, que cobriu uma brecha que até a idade de ir para a escola.
“Estamos alegres em aumentar a oferta da educação infantil, que significará mais tempo da criança na escola. Essa oferta aumentou muito devido a inserção da mulher no mercado de trabalho e ao aumento da população de nossa cidade. Por isso entendemos que o horário das creches deve ser diferenciado e sem férias”, reforçou Luciane, contando ainda sobre a inauguração de mais dois Cemeis neste ano, um em Jacuecanga e o outro no condomínio Morada do Bracuy.
A ampliação da creche foi um investimento do governo e marca a democratização do ensino, que, segundo o a diretora da unidade, Silvana Helena, é de extrema importância porque o futuro da município passa pelas mãos dos educadores.
A criação dos Cemeis significará um referencial de qualidade para a educação, uma vez que essas crianças serão atendidas em instituições infantis, totalmente adequadas para a sua faixa etária quanto aos aspectos físicos e pedagógicos. Com ele os pais garantem a permanência da criança até o Ensino Fundamental, sem ruptura.
Estiveram presentes à inauguração os subprefeitos da Região Sul e Norte, Silas Gonçalves e Moisés Nunes de Alencar, os vereadores Manoel Parente e Antônio Cordeiro, entre outras autoridades do governo municipal.
Vale ressaltar que as creches atendem crianças entre zero a três anos de idade, e que, a ampliação foi uma necessidade com o objetivo de suprir a demanda da comunidade, além de concentrar toda a Educação Infantil – creche e pré-escola – numa única instituição, garantindo sua especificidade.
Centro Municipal de Educação Infantil inaugurado
A unidade é uma ampliação da creche municipal do Frade, que atenderá crianças de até cinco anos de idade