Centro de Inteligência

Prefeitura e Comunidade do Monte Castelo inauguram o primeiro Centro de Inteligência e Cidadania de Angra

Quarta-Feira, 19/11/2008 | .

A Prefeitura acaba de entregar aos moradores do Monte Castelo, o primeiro Centro de Inteligência e Cidadania do Município (CIC), construído através do Programa Comunidades de Angra, da Secretaria de Integração Governamental. A inauguração aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 19, com a palestra “Saúde e Educação um Dever de Todos” da enfermeira Valéria Pimenta do Estratégia Saúde da Família - ESF Neuza Maria Lourenço. A abertura do novo espaço reuniu crianças, jovens e adultos, lideranças comunitárias e Prefeitura em torno de um sonho comum a todos.

            Vários moradores, entre eles, ex presidentes da Associação de Moradores e o atual Paulo César Silva aguardavam ansiosos pela entrega do Centro de Inteligência. Secretários de governo e coordenadores do Programa Comunidades de Angra estavam juntos à comunidade que a partir de agora começa a interagir com a Prefeitura em uma estrutura que atenderá às questões sociais do bairro.  

O espaço é mais um equipamento criado para atender melhor as comunidades com os projetos desenvolvidos pela Prefeitura através de suas secretarias. O CIC recebeu o nome de Mary Alice Duddy por solicitação da comunidade que tinha muito carinho pela inglesa que vivia no Monte Castelo realizando atividades sociais e de educação.

               O prédio de dois andares tem 354 metros quadrados de área construída e foi planejado para oferecer conforto e qualidade no atendimento à população, com elevador e refrigeração. Ele tem recepção, copa, cozinha, quatro banheiros, salas para reunião, para o Programa Comunidades de Angra, Cyber Café e ainda um auditório com capacidade para 50 pessoas que recebeu o nome do Coordenador do programa Comunidades de Angra Cláudio de Lima Sírio.

– Todo o prédio foi construído com atenção especial à acessibilidade, uma das políticas sociais adotadas pela Prefeitura em todos os prédios públicos do Município. Este centro é um fato inédito que a comunidade do monte castelo merece receber - disse a gerente de Mobilização e Levantamento do Programa Comunidades de Angra, Silvia Rubio.

            O secretário de obras Leonardo Correa que esteve representando o Prefeito Fernando Jordão pediu a colaboração da comunidade para manter o novo espaço e interagir com a prefeitura.

- É hora de interagir e aproveitar a oportunidade que o Programa Comunidades de Angra vem oferecer. Peço a colaboração da comunidade para manter este espaço e estar atuante quanto às questões sociais - disse Leonardo Correa.

Além de abrigar a sede da Associação de moradores, o espaço público será utilizado para oferecer atividades desenvolvidas pelas secretarias: oficinas, cursos, ações sociais, educacionais, geração de emprego e renda e de lazer. A secretaria de Ação Social já está com um curso de Biscuit pré agendado para o mês de dezembro para 20 participantes. A administração do CIC será compartilhada: comunidade e governo. O objetivo é efetivar que um bem público é um bem comum a todos, e que a comunidade também tem que zelar por ele.

O Programa Comunidades de Angra já foi implantado nos Morros da Caixa D’Água, Santo Antônio II, Fortaleza e Monte Castelo. Várias obras já foram executadas nesses bairros, projetos ansiados pelos moradores. Na Sapinhatuba III, mesmo sem a implantação oficial do programa, a Prefeitura se antecipou e já realizou importantes obras de pavimentação resolvendo um antigo problema enfrentado pela população local.

Secretarias relacionadas: